sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

FEIRA DOS CAPÕES EM FREAMUNDE


clique para ampliar


Tradição que se perde no tempo, realiza-se no dia 13 de Dezembro de cada ano, a popular “Feira dos Capões de Freamunde” em Paços de Ferreira (a cerca de trinta quilómetros do Porto), data também dedicada a Santa Luzia, que se venera nesse mesmo dia, como só a fé do povo o sabe fazer, na sua Capelinha de Santo António, situada no terreiro da feira.

  Romaria rural antiquíssima, ligada pelo nome à advogada dos olhos, outrora com promessas de «olhos vivos» (animais vivos), encontra o seu ponto alto na sugestiva Feira dos Capões, cuja instituição oficial remonta a 1719, por provisão do rei D. João V, datada de 3 de Outubro, realizando-se a feira pela primeira vez no dia 13 de Outubro desse mesmo ano.

Este decreto terá tido, tão-só, a intenção de acautelar os interesses da Confraria de Santo António, à qual pertencia, antigamente, o terreiro onde se realizava a feira dos famosos capões – frangos capados por meados de Março, com pouco mais de três meses e dois quilos de peso, amputados dos seus órgãos reprodutores, de modo a que a sua carne atinja um refinado e inigualável sabor. O seu peso varia entre os três e os sete quilos, sendo os de maior valia os de penas avermelhadas, enquanto os de plumagem negra ou pedrês possuem um valor menor.
 
                                         
O costume medieval de capar os frangos, de que há registos em documentos datados do século XV, era, segundo parece, já prática corrente em Freamunde séculos antes da sua legalização. É de supor que por essa época a prática de capar os frangos não se limitasse somente a Freamunde, onde, supostamente, se procedia, nesses tempos, sobretudo à sua comercialização. Hoje já não é assim. Segundo informação, há quem se entregue à tarefa de capar à volta de quatrocentos frangos por ano…

Da «operação cirúrgica», dir-se-á arriscada e complicada, e que só as mãos experientes serão capazes de um verdadeiro milagre. Se a «operação» for um êxito, tudo bem. Mas se assim não for, os Capões passam a ser apelidados de «rinchões», o que não é de todo agradável nem para os bichos, nem para as outras aves que com eles convivem, uma vez que se tornam agressivos, e muito menos para quem os compra – por engano ou enganados.        
                                                                                                            

 Se a «cirurgia» resultar imperfeita, o animal, como não é um galo, mas também não é um Capão, vá de  insurgir-se contra tudo e contra todos, tornando-se numa espécie de galinha, a cantar como um galo, infeliz e desadaptado. Outras vezes, os animais tornam-se nuns seres tristonhos, embora bonitos e vistosos, passivos, incapazes de defender-se, se bem que engordem sem necessitar de rações especiais, copiando a postura das galinhas, em cacarejos e assustadiços, chegando ao ponto de se deixar bicar por elas. Quando assim é, o seu valor comercial baixa bastante. A sua carne tem as características de outro galináceo qualquer, a deixar enganar facilmente o comprador, pois, na aparência, ninguém dirá que não se trata de um verdadeiro Capão. A única maneira de descobrir se o bicho é ou não um «impostor», consiste em apertá-lo por cima do bico: a certeza vem com uma valente bicada na mão de quem fez a experiência, não restando, então, qualquer dúvida sobre a sua «verdadeira identidade».
                                                                                                                   
                                           

Para compensar estes deslizes e para orgulho e honra dos Freamundenses, além de diversos historiadores e de cronistas famosos, nomes como D. Francisco Manuel de Melo e o próprio Gil Vicente cantaram e elogiaram o Capão como uma iguaria requintada e rara, muito frequente nos repastos e banquetes reais, a pedir meças às outras aves que se apresentavam à mesa do rei: o faisão, o pavão, a perdiz ou a galinhola.

Manifestação das mais típicas, populares e concorridas na região de Entre Douro e Minho, à Romaria de Santa Luzia ou Feira dos Capões, ciclicamente mantida nesta data, acorrem em apreciável número os «galinheiros», que não se limitam a apresentar aos compradores somente os famosos Capões, mas toda uma variedade de aves destinadas à capoeira – sobretudo à panela, que o Natal está à porta: perus, em barulhentos e enormes bandos, também eles muito requisitados, galinhas, patos, pombos, codornizes – e, de vez em quando, com um pouco de sorte, até faisões.
  






SEXTA-FEIRA "13"


clique para ampliar

Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês é considerada popularmente como um dia de azar.
O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado algo completo, como por exemplo: 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias.
Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 (fobia) é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

A superstição foi relatada em diversas culturas remontadas muito antes de Cristo.
Existem histórias remontadas também pela mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar 13 pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesa são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.
Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a reunir-se todas as sextas com outras 11 bruxas e o demónio, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinava a superstição espalhou-se pela Europa.
Em relação à sexta-feira, diversas culturas consideram-na como dia de mau agouro:
Alguns pesquisadores relatam que o grande dilúvio aconteceu numa sexta-feira.
A morte de Cristo aconteceu numa sexta-feira conhecida como Sexta-Feira da Paixão.
Marinheiros ingleses não gostam de zarpar os seus navios à sexta-feira.
No cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.
Outra possibilidade para esta crença está no facto de que Jesus Cristo foi, provavelmente, morto numa sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico.
Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por crucificação e Judas provavelmente por suicídio.
Note-se também que, no Tarô, a carta de número 13 representa a Morte.
Eventos históricos e pseudo-históricos

Alguns incidentes ocorridos nessa data
Mu, terra de nossos ancestrais, foi destruído numa sexta-feira 13, e esta seria a origem do medo deste dia, segundo o pseudo-historiador James Churchward.
13 de Dezembro de 1968: O governo militar do Brasil decreta o AI-5, que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso.
O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram.
A queda do avião que levava a equipa de Rugby do Uruguai, nos Andes foi numa sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao livro Sobreviventes: a Tragédia dos Andes, de Piers Paul Read, e ao filme Alive (Vivos) de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).

Celebrações da Sexta-feira 13 em Portugal
Em Portugal, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-feira 13.
 A maior festa acontece no Castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada.
Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nesta festa, as pessoas reúnem-se à volta de uma grande fogueira. Há também um banquete com produtos locais.

Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar. A noite é das mulheres, que aproveitam para passarem uma noite com muita adrenalina à mistura

AGENDA DSEPORTIVA

clique para ampliar

 Futebol Popular
 1ª Divisão-8ª Jornada
Atães x Abação
Calvos x Valinha
Tagilde x Polvoreira
Santiago x Matamá
Montesinhos x Pinheiro (15h30) 
Infias x U. Cano

2ª Divisão-10ª Jornada
Atouguia x Nespereira
Infantas x S. Cristóvão
S. Faustino x Gémeos
F. Airão x Barquinha
Atlético x Castelões





Vitória
Futebol de Formação
Sábado:
Juniores: SC Braga – Vitória SC      15horas Campo da Ponte
Juvenis B: Vieira – Vitória SC          15 horas          Campo Mun. Vieira
Infantis: Vitória SC – Taipas 10 horas          Campo 5
Infantis 7: Fafe – Vitória SC  9h30   Campo nº2, P. Mun. Desportos
Benjamins A: Vitória SC – C. Mais 9 horas  Campo 6
Benjamins A: Fafe – Vitória SC         11 horas           Campo nº2, P. Mun. Desportos
Benjamins B: Vitória SC – Aldão       11h30   Campo 6
Benjamins B: Vitória SC – Pevidem 10h15    Campo 6

Domingo
Juvenis A: Chaves – Vitória SC        11 horas           Campo de Treino do Estádio
Iniciados A: Vitória SC – Merelinense          11 horas           Campo 3
Iniciados B: Braga Fut – Vitória SC  10 horas          P. Jogos S. Sebastião P. Tibães


Voleibol Formação
Sábado:
Cadetes Masculinos: Vitória SC – AAS Mamede      15 horas         Pavilhão Urgeses
Cadetes Femininos: Vitória SC – CD Monserrate    16 horas         Pavilhão Inatel
Infantis Femininos: Vitória SC – CD Monserrate     17h30  Pavilhão Inatel

Domingo:
Juniores Masculinos: Vitória SC – Leixões 17 horas          Pavilhão Inatel
Iniciados Femininos: Vitória SC – VC Viana 15 horas          Pavilhão Inatel
Juniores Femininos: BC Celorico – Vitória SC        10h30  Pav. Agrupamento Escola Vila
Seniores Femininos: Juv. Pacense – Vitória SC     15 horas Pav. Mun 1, Paços de Ferreira
Minis A / Mikeys: Torneio de Natal Vitória SC         9 horas           Pavilhão Vitória SC
Minis B Femininos: Torneio de Natal AVP     9 horas          
Minis B Masculinos: Torneio de Natal          9 horas         
Juvenis Femininos: Vitória SC – SC Braga  15 horas          Pavilhão Urgeses

 Basquetebol
Sab. 21h30-Vitória x Oliveirense
Dom. 16h-Vitória x Sampaense




1ª Liga
Sexta 20h15-Académica x Marítimo
Sab. 18h-Braga x Setúbal
            20h15-Sporting x Belenenses
Dom. 16h15-Arouca x Vitória
            18h15-Olhanense x Benfica
            20h15-Rio Aves x Porto
Seg. 19h-Nacional x P. Ferreira
            20h15-Estoril x Gil Vicente


2ª Liga
 Dom. 15h-Sporting B x Braga B
            Chaves x Trofense
            Oliveirense x Portimonense
            Covilhã x Stª Clara
            Chaves x Trofense
            Ac. Viseu x Aves
            U. Madeira x Leixões 
            Porto B x Atlético
            Farense x Beira-Mar
            Feirense x Penafiel
            Tondela x Moreirense
            Marítimo B x Benfica B
           


 Camp. Futebol Sénior
Série B
Dom. 15h-Tirsense x Famalicão
Felgueiras x Lixa
Varzim x Vizela
Ribeirão x Vitória B
AD Oliveirense x Joane


Distrital
Pró Nacional  
Sáb. 15h- Arões x Ronfe
Dom. 15h-Stª Eulália x Dumiense
            Esposende x Pevidem
            Torcatense x Vieira
            Mª Fonte x Travassós
            Taipas x Serzedelo
            Celoricense x Marinhas
            Brito x Porto D’ Ave
            Merelinense x Celeiros

 Honra
Sab. 15h-Campelos x Stº Adrião
            Silvares x Amares
            Pica x A. Urgeses
Dom. 15h-Emilianos x Delães



1ª Divisão
Sáb. 15h-Mosteiro x Longos


Dom. 15h-Ases Stª Eufémia x Ponte
            Arcos Baúlhe x S. Paio
            Selho x Guilhofrei
            Aboim x Caldelas

            Rendufe x CD Lanhas

BOATOS DE RAPTOS EM ESCOLAS NÃO TEM FUNDAMENTO

clique para ampliar

 ‘Tudo o que se fala de raptos é boato', garante GNR


Anda de boca em boca e não deve haver fafense que tenha saído à rua nos últimos dias que não tenha ouvido falar do rapto de crianças. Um boato, que corre fulminante, já deu conta de que a GNR apreendeu carrinhas brancas, outras de caixa aberta e até um Porsche de alta gama. Diariamente chegam ao posto informações sobre este tipo de situações mas “tudo o que se fala de raptos é boato”, garantiu, ao Notícias de Fafe, o Sargento-Chefe Pessoa Amaro, comandante do posto da GNR de Fafe. Este responsável admitiu, contudo, que os militares estão a fazer “um patrulhamento mais próximo das escolas para que as pessoas deixem de falar e se sintam mais seguras”. A direção da Escola Montelongo também garantiu, ao Notícias de Fafe, que não há qualquer registo ou indicação de queixas apresentadas por alunos ou encarregados de educação. Entretanto alguns alunos da EB 2,3 Carlos Teixeira chegaram a casa com um aviso que surge com o logótipo da Carlos Teixeira onde pode ler-se que já foram raptadas em Fafe entre 10 a 15 crianças para lhe serem retirados órgãos para serem vendidos para o Mercado negro. Uma informação que é desmentida pela direção da escola. 
O falso aviso será entregue ao Ministério Público para apuramento da sua origem.

VITÓRIA

clique para ampliar
A falta de experiência de alguns jogadores vitorianos, os ferros da baliza de Anthony Lopes e duas defesas, impossíveis, deste, ditaram a derrota da formação vimaranense que sai da Liga Europa de forma pouco prestigiante.
O Vitória adiantou-se no marcador ao minuto 11’ por Tomané e foi para intervalo com essa vantagem.
Mas ao minuto 61’ o Pedro Correia, com alguma ingenuidade a mistura, fez falta sobre Denic, dentro da área, levou o segunda amarelo, foi expulso e o Gomis, encarregado de marcar a grande penalidade, não falhou e fez o 1-1. Logo a seguir uma “fífia” do Addy (mau alivio), o Ferri agradeceu e marcou o segundo francês.  

Em desvantagem e com menos um jogador o Vitória ainda teve contra si os postes da baliza francesa, que defenderam um remate do Plange e outro do Freire. Mas é futebol…

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

VITÓRIA - LYON


Os Bilhetes para o Vitória – Lyon (quinta-feira 20h05) já se encontram à venda

Preço dos Bilhetes:

-Sócio c/ Pack Liga Europa – entrada com cartão
-Sócio c/ Pack Bilhetes – entrada com bilhete
-Sócio sem pack - Bilhete individual 10€

- Público: Bancada Norte Inferior – 30€
Bancada Norte Superior – 35€
Bancada Poente Superior ( WP ) – 40€

Nota: Obrigatória a apresentação do cartão de associado e dos bilhetes de jogo, no caso dos associados que adquiriram o Pack de Bilhetes .

 Onde pode adquirir os ingressos

Nos Cobradores
Quinta-feira, das 10 as 12h e das 14h até 15min após intervalo do jogo

Loja do Associado
Quinta-feira, das 10h até 15min após intervalo do jogo



Cobradores (sócios com lugar anual)

Estádio D. Afonso Henriques (junto à porta 3)
De 2ª a Sexta, das 9h30 às 12h30h e das 14h30h às 18h

Vitória Store Espaço Guimarães

Bilheteiras

Quinta-feira, das 10h até final do jogo

RESULTADOS (fim-de-semana)

clique para ampliar
                                              Estádio Nelson Mandela (África do Sul)


domingo, 8 de dezembro de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique para ampliar 


Venceu quem aproveitou melhor as oportunidades criadas

 NESPEREIRA – S. CRSITÓVÃO 2-0


2ª Divisão-9ª Jornada
Campo: Nespereira
Árbitro: Arnaldo Ribeiro      
Árbitros Assistentes: André Fernandes e Luís Correia        

NESPEREIRA: Gaipira; Capela (Daniel 82’), Miguel, Márcio e Gil (Carneiro 85’); João, Pi (Cigano 60’) e Tiago Dias (Fernando 90+1’); Augusto (Da Silva 78’), Hélder e Estanislau;         
Treinador:    

S. CRISTÓVÃO: Minga; Vinícios (Filipe 74’), Mexicano (Carlos 81’), Cirilio e Cristiano; Luís, João Carlos (Gabi 68’) e Paulo (Rodolfo 64’); Mivia, Romeu e Cadete (Zé Pedro71’).       
 Treinador: Zé Manel
  
Ao intervalo: 0-0  

Golos: 1-0 por Estanislau (62’) e 2-0 Tiago Dias (72´)          

Disciplina: cartão amarelo a Cirilio (25’), Cristiano (42’), Estanislau (53’), Gil (56’), Mexicano (58’) Gabi (84’) e Fernando (90+2)   



O Nespereira, que corria o risco de desaparecer como coletividade desportiva, foi resgatado por um grupo de jovens que se juntaram e escolheram para seu presidente o Hernâni Ferreira, que nem quer ouvir falar da direção anterior pois, segundo ele, deixaram o Clube no caos em termos financeiros e desportivos. 
Referiu que, por esse facto, tiveram enormes dificuldades para evitar o colapso do Clube, que só se tornou possível devido a compreensão da Associação de Futebol de Guimarães, na pessoa do seu presidente Arlindo Costa, que para além de lhes facilitar a inscrição da equipa já fora de prazo, facilitou o pagamento da divida deixada pela anterior direção de forma faseada, razão porque quis aproveitar a oportunidade para lhe agradecer publicamente: 

“Quero também agradecer, de forma sincera, aos nespereirense que nos tem apoiado, comercio, industria e muita gente anónima, todos imbuídos no mesmo objetivo que passa por não deixar cair o cartão de visitas da sua terra.
Estou convencido que muito gente não nos está a apoiar porque ainda está convencida que os membros da antiga direção continuam ligados ao Clube, mas quero aqui e agora descansa-los e dizer-lhes que este elenco diretivo é todo ele composto por gente nova que não tem nada a ver com os antigos dirigentes, os tais que deixaram o Clube à beira do abismo.
Quero dizer a esses senhores que se quiserem fazer algo em prol da coletividade, afastem-se e nem apareçam aos jogos.”   
  
Em relação ao jogo, as duas equipas mostraram-se empenhadas em arrecadar os três pontos, não revelaram grandes preocupações defensivas e dessa forma proporcionaram um bom espetáculo futebolístico, presenciados por razoável de espectadores, afectos as duas formações, apesar do frio.
As oportunidades, em número significativo, dividiram-se pelos dois conjuntos, mas os atacantes caseiros, com a pontaria melhor afinada, conseguiram uma vitória importante, que os coloca nos lugares de subida e que se justifica pelo aproveitamento das oportunidades criadas.  
O jogo pautou-se pelo respeito mútuo entre vencedores e vencidos que no fim se cumprimentaram fazendo questão de ter o mesmo procedimento com a equipa de arbitragem, desiderato que merece sempre ser realçado.


    
Resultados
 2ª Divisão 9ª Jornada
Atouguia x Barquinha, 2-0
F. Airão x Castelões, 1-1
Nespereira x S. Cristóvão, 2-0
Atléticos x Gémeos, 1-1
S. Faustino x Infantas, 1-1




Classificação
2ª Divisão-9ª Jornada
 1 Atouguia                  21
2 Gémeos                   15
3 Nespereira             15
4 Barquinha                15
5 Infantas                   12
6 S. Cristóvão            10                   
7 F. Airão                    9
8 S. Faustino              8
9 Castelões                7                                                                                                        
10 Atlético                   3

Jogos Interconcelhos-3ª Jornada
Equipas de Guimarães
A 3ª jornada da dos jogos Interconcelhos, saldou-se por uma prestação medíocre das equipas de Guimarães, apenas o Pinheiro e Tagilde conseguiram vencer.
O Valinha, que teve um início de época prometedor, perdeu em casa (0-1), com a equipa poveira (Averomar). O Montesinhos que recebeu o Aguçadoura (P. Varzim), não foi além do empate (1-!).
O Abação deslocou-se a Penafiel (Portela do Monte) e regressou com uma derrota (3-1)
O Infias também se deslocou a Povoa de Varzim (Argivai) e levou um banho de bola (3-0) que não estaria nos seus planos.
O Tagilde e o Pinheiro salvaram a “honra do convento”, venceram em casa, o Rebordões (2-0) e Água Longa (2-0), respetivamente, duas equipas de St. Tirso.  
   

Taça dos Campeões
  Valinha x Averomar-P. Varzim, 0-1
Montesinhos x Aguçadoura-P. Varzim, 1-1

 Taça Federação
Pinheiro x CR Água Longa-St. Tirso, 2-0
AD Portela Monte-Penafiel x Abação, 3-1
GD Argivai-P. Varzim x Infias, 3-0
Tagilde x FC Rebordões-St. Tirso, 2-0
Folga: Santiago

Resultados gerais
Taça dos Campeões
Grupo A
CD Gião-V. Conde x CD Cristelo-Lousado, 0-0
AR Areias-St. Tirso x Rio Largo-Espinho, 0-1
GD Valinha-Guimarães x Averomar-P. Varzim, 0-1

 Grupo B
UD S. Mamede-St. Tirso x Dragões Valboenses-Gondomar, 4-2
 Leões Bairristas-Espinho x ASS Nevogilde-Lousada, 0-1
CR Figueiró-P. Ferreira x CD Valpedre-Penafiel, 2-3

Grupo C
FC Lagares-Felgueiras x CCR Irivo-Penafiel, 4-2
Os Amigos Quinchães-Fafe x SC Freamunde-P. Ferreira, 2-2
Folga: Bagunte-V. Conde

Grupo D
GD Fareja-Fafe x CCD Macieira-V. Conde, 0-6
CCR Montesinhos-Guimarães x GD Aguçadoura-P. Varzim, 1-1
Folga: Torrados-Felgueiras

Taça Federação
Grupo A
AD Guimarei-St. Tirso x ACD Arcos-V.Conde, 1-2
Arões Stª Cristina-Fafe x AD Aveleda-Lousada, 1-2
Folga: Santiago-Guimarães

Grupo B
AD S. Clemente-Fafe x AD Laúndos-P. Varzim, 2-1
AD Pinheiro-Penafiel x AD Vila Chã-V. Conde, 3-1
CD Pinheiro-Guimarães x CR Água Longa-St. Tirso, 2-0

Grupo C
AD Portela Monte-Penafiel x CD Abação-Guimarães, 3-1
AD Retorta-V. Conde x S. Tiago Pinheiro-Felgueiras, 5-1
Juv. Outeiros-Espinho x GD Serafão-Fafe

Grupo D
GD Tougues-V. Conde x Águias Quinta-Espinho, 2-2
UR Regilde-Felgueiras x AJ Estela-P. Varzim, 1-1
FC Marinhão-Fafe x CC Gondomarense-Gondomar, 2-0

Grupo E
CR Varziela-Felgueiras x AD Mourinhense-St. Tirso, 1-1
GD Argivai-P. Varzim x CCR Infias-Guimarães, 3-0
Juv Portelinha-Gondomar x Esperança do Cabo-Lousada, 2-3

Grupo F
CB Amorim-P. Varzim x GD Leões Seroa-P. Ferreira, 4-0
FC Tagilde-Guimarães x FC Rebordões-St. Tirso, 2-0
CC Águia Figueiras-Lousada x AC Refontoura-Felgueiras, 0-0

Próximos Jogos-14-12
1ª Divisão-8ª Jornada
Atães x Abação
Calvos x Valinha
Tagilde x Polvoreira
Santiago x Matamá
Montesinhos x Pinheiro
Infias x U. Cano

2ª Divisão-10ª Jornada
Atouguia x Nespereira
Infantas x S. Cristóvão
S. Faustino x Gémeos
F. Airão x Barquinha
Atlético x Castelões


Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: