sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SOCIEDADE


Satélite da NASA cai hoje na Terra

O satélite UARS da NASA deverá cair hoje na Terra. A zona de impacto é difícil de prever, segundo a agência espacial norte-americana, que descarta no entanto uma queda na América do Norte. A NASA diz que a probabilidade de uma pessoa ser atingida por um fragmento do satélite é ínfima, da ordem dos 0,03 por cento.


SOCIEDADE

Casórios marcados pela rádio em Vizela

O padre de três freguesias de Vizela colocou anúncios nos jornais e na rádio local a pedir aos noivos, pais e padrinhos que tinham casamentos ou baptizados agendados para 2012 para remarcarem as cerimónias. Telemóvel do padre foi roubado, e com ele a agenda de cerimónias.

"Não me roubaram o telemóvel, roubaram-me o escritório inteiro", disse ao JN o pároco de Tagilde, Gémeos e S. Paio, em Vizela.

O sacerdote desde há 15 dias que quase não dorme. Não pelo valor do telemóvel, mas pela agenda que continha. "De repente deixei de saber os casamentos, batizados e outras celebrações que tinha agendadas para 2012 e já eram dezenas", frisou. A ideia de colocar anúncios na rádio local e no jornal de Vizela surgiu "por acaso". "Sei que os vizelenses ouvem muito a rádio local e são leitores dos jornais da terra e achei que era a melhor forma de lhes pedir ajuda para voltar a marcar todos os eventos", frisou.


quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Agenda desportiva para o fim-de-semana

clique na imagem para ampliar


FUTEBOL POPULAR

A temporada 2011-12 arranca este fim-de-semana com a realização da “TAÇA JOÂO FERNANDES”, no campo do Castelões, marcado para as 16horas. Mas as atividades desportivas a nível do futebol do popular não se esgotam neste jogo, embora o homenageado merecesse que nesse dia, os Clubes optassem por se associar à homenagem.

G D Valinha

No próximo Domingo com início às 15h30, o Grupo Desportivo da Valinha vai levar efeito a apresentação da equipa aos associados e simpatizantes do Clube, e conta com a participação da UD Polvoreira, recém-regressado ao futebol popular.

Uma vez que estarão em campo duas equipas da mesma freguesia, vai estar em disputa o I TROFÉU FREGUESIA DE POLVOREIRA.

Uma jornada histórica, que se quer de confraternização e de sá amizade entre os dois clubes. No final do jogo haverá um convívio aberto à população em geral, que desde já ficam todos convidados.

O Montesinhos organiza no fim-de-semana um torneio quadrangular com as seguintes equipa e horários.

Sábado 15h-Rebordões-St.Tirso x Aldão

Sábado 17h30-Montesinhos x Quinchães-Fafe

Domingo 15h- 3º e 4º

Domingo 17h30-Final

Outros jogos

Sábado

O S. Faustino vai fazer a sua apresentação aos sócios e para isso convidou os UN.Cano (15h)

O CD Abação vai também apresentar-se aos seus associados e convidou para o efeito o Fareja-Fafe, que no passado fim-de-semana venceu o quadrangular organizado pelo Infias (16h).

Com o mesmo fim, apresentação da equipa aos sócios, o Serzedo vai defrontar, no seu campo, o Mourinhense-St.Tirso (16h)

Por seu turno o Calvos vai receber o GD Armil-Fafe, também eles, com objetivo de mostrar aos sócios o plantel para 2011-12 (16horas).

Na apresentação à massa adepta o Santiago terá como adversário o Atlético Clube de Souto (15horas).

Domingo

O Atães, o único a deslocar-se fora do concelho, vai até Felgueiras para disputar um jogo de preparação com a AD Pombeiro (10h).

FUTEBOL NACIONAL

1ª LIGA-6ª jornada

Sexta-feira 20h15-Portox Benfica

Sábado 18h30-Braga x Nacional

20h30-Sporting x Setubal

Domingo 16h-Beira-Mara x Rio Ave

16h-P. Ferreira x Gil Vicente

16h-Olhanense x Leiria

19h15-Marítimo x Vitória SC

Segunda-feira 20h15- Académica x Feirense

2ª LIGA-5ª jornada

Quinta-feira 20h15-U. Madeira x Trofense

Domingo 11h15- Arouca x Atlético

16h-Belenenses x Freamunde

16h-Moreirense x Desp. Aves

17h-Stª Clara x Portimonense

17h- Leixões x Covilhã

17h-Naval x Penafiel

2ª DIVISÃO ZONA NORTE- 3ª jornada

Domingo 15h-Lousada x Vizela

15h-Merelinense x AD Oliveirense

15h-Ribeirão x Ribª Brava

15h-Limianos x Famalicão

15h-Mirandela x Chaves

16h-Marítimo B x Fafe

16h-Varzim x Tirsense

16h-Camacha x Mac. Cavaleirso

3ª Divisão B-3ª Jornada

Domingo 15h-Serzedelo x Rebordosa

15h-Sp. Mêda x Grijó

15h-Infesta x Vila Real

15h-Sp. Lamego x Sousense

15h-Leça x Alpendorada

15h-Cesarense x Vila Meã

JUNIORES-Zona Norte-9ª jornada

Sábado 17h

Vitória x Porto

Feirense x Varzim

Gondomar x Rio Aves

Marítimo x Gil Vicente

Boavista x Braga

Nacional x Leixões

domingo, 18 de setembro de 2011

FUTEBOL POPULAR


O campeão de St. Tirso dominou a primeira parte mas a formação vimaranense foi melhor após o intervalo.

MATAMÁ x ARCA-St. Tirso 0-1

Jogo de preparação

Campo: Matamá

Árbitro: António Fernandes (AFPG)

Árbitros Assistentes: Vítor Meira e Abel Gomes

MATAMÁ: Frasco; Hélder, Joel, Ricardo e Carneiro; Filipe, Bruno e Ary; Miguel, Júlio e Miranda.

Jogaram ainda: Marco, Tiago, Vítor, Samuel, Bruno II, Vítor Hugo, João e Tó.

Treinador: Marco Castro.

ARCA: Joel; Sousa, Miguel Silva, Rodrigo Monteiro, Tomás; Alberto, Miguel Marques e Paulo Mendes; Cândido Martins, Zé Leite e Nelson.

Jogaram ainda: Paulo Carneiro, Vilas Boas, Ricardo Ferreira, Márcio, Ricardo Vale, Bruno Leite, Simão Maia, Luís Fernandes e Rui Ferreira.

Treinador: Eurico Tavares.

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1 por Zé Leite (21)

Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Monteiro (36), Nelson (44), Ricardo Vale (56), Luís Fernandes (70), Márcio Oliveira (82) e Samuel (83).

Duas equipas com estatuto diferente. O Arca venceu o campeonato de futebol popular St.Tirso, o Matamá conquistou a Taça Cidade Berço e baixou de divisão, mas podem encontrar-se como adversárias na prova rainha da FFPN, Taça dos Campeões.

A formação tirsense, embora o seu treinador diga que só tem duas semanas de preparação, já apresentou um conjunto evoluído com qualidade acima da média para este escalão. Quando ao minuto 21’ o Zé Leite fez funcionar o marcador, já os seus pares tinham desperdiçado algumas oportunidades. Mas apesar dos visitantes serem a melhor equipa na primeira, o Miranda teve o empate nos pés (30’) mas atirou por cima, quando tinha tudo para ser feliz.

Após o intervalo, o treinador do Matamá fez algumas alterações, equilibrou a equipa, deu mais consistência ao meio-campo, um pouco facilitado pelas mexidas do seu opositor, e aos poucos foi tomando conta do jogo. Um domínio infrutífero, porque os seus rematadores não afinaram a pontaria antes de entrarem em campo, muito trabalho de casa que está reservado ao Marco Castro. Um bom jogo para os dois treinadores tirar notas e no que toca ao conjunto vimaranense, mostrou argumentos para atacar a subida, mas precisa de trabalhar a finalização.

DECLARAÇÕES

Marco Castro-treinador do Matamá

“Este encontro não tem nada a ver com o facto da equipa de St. Tirso poder vir a ser nosso adversário na Taça dos Campeões, apenas coincidência, até porque o assunto foi tratado a nível de presidentes. A Taça dos Campeões não nos tira o sono, porque o nosso grande objetivo passa por formatar a equipa para a subida de divisão, embora sem abdicar da ambição de fazermos boa figura nas provas Inter-concelhos. O Arca tem uma grande equipa, por isso foram campeões do seu concelho e foram melhores na primeira parte, mas depois do intervalo a minha equipa ficou mais equilibrada e merecíamos pelo menos o empate. Não foi possível mas não era o resultado que estava aqui em jogo, contudo o que era fundamental foi alcançado. Fizemos um bom teste contra um adversário de primeiro plano, deu para constatar que temos equipa para os desafios que aí vêm e conseguir o desiderato a que nos propomos, que passa pelo regresso à primeira divisão.”

Eurico Tavares-treinador do Arca

“Temos só duas semanas de preparação e a intenção que nos trouxe cá foi fazer um jogo-teste para avaliar os jogadores novos e mesmo os que transitaram da outra época. Foi um teste proveitoso, porque o nosso adversário, apesar de ter baixado de divisão, tem uma boa equipa, tem jogadores que, como se diz na gíria, “deixam a pele no campo” e era isso que nos interessava. Entramos com uma equipa que mais coisa menos coisa vai ser a titular no arranque do campeonato e fizemos uma primeira parte já com alguma qualidade. Reforçamos a equipa com alguns jogadores para dar mais consistência ao grupo para a Taça dos Campeões, onde vamos apostar forte. Alguns desses jogadores e outros, entraram na segunda parte, razão porque a nossa prestação, como equipa, perdeu qualidade. O Matamá aproveitou para equilibrar o jogo e causou-nos alguns problemas que, apesar de tudo, conseguimos resolver.

Outros resultados

Com o aproximar dos jogos oficiais os Clubes vão organizando torneios de preparação e, juntando a parte desportiva á económica, vão tirando alguns proventos com as receitas do BAR.

Quadrangular do Atães

Atães x Pardelhas-Fafe, 3-0

Polvoreira x Rebordões-St. Tirso, 0-3

Triangular de Santiago

Calvo x S. Faustino, 3-0

S.Faustino x Santiago, 2-0

Santiago x Calvos, 2-1

No fim de cada jogo havia lugar à marcação de 5 pontapés da marca da grande penalidade e isso foi decisivo para a classificação final.

O Calvos foi mais objetivo nessa área e venceu o torneio, o S.Faustino foi o 2º e o organizador ficou-se pelo último.

Quadrangular do Infias

Infias x Penacova-Felgueiras, 1-0

Fareja-Felgueiras x S. Mamede-St. Tirso, 1-1 (4-3gp)

3º 4º S. Mamede x Penacova, 1-0

Final- Fareja x Infias, 0-0 (1-2 gp)

1º Fareja

2º Infias

3º S. Mamede

4º Penacova

Outros jogos

Montesinhos x Nespereira, 2-0

FC Lagares x Aldão, 2-0

Valinha x Un. Cano, 3-0

TAÇA JOÃO FERNANDES

Neste sábado realiza-se a Taça João Fernandes entre o Tagilde, campeão da primeira divisão, e o Infias, campeão da segunda.

Este encontro marca o arranque da época 2011-12 e é a forma que a AFPG encontrou para homenagear um dos dirigentes mais marcantes do futebol popular vimaranense que já não está entre nós.

O jogo está marcado para o campo do Castelões às 16horas.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: