sábado, 23 de março de 2013

FUTEBOL POPULAR (resultados)

clique na imagem para ampliar


1ª Divisão-15ª Jornada
Pinheiro x Serzedo, 1-0
Infantas x Abação, 1-3
Calvos x S. Faustino, 2-3
Matamá x Montesinhos, 2-1
Infias x Santiago, 1-1
Valinha x Tagilde, 3-2

Classificação
1ª Divisão-15ª Jornada
1 Valinha                36                 
2 Infias                    31
3  Tagilde                27
4  Abação                26
5 Montesinhos     21
6 Matamá               21
7 Santiago               19
8 Pinheiro              15
9 Infantas               14
10 Serzedo             14
11 Calvos                14
12 Faustino            11

2ª Divisão-15ª Jornada
Aldão x Polvoreira, 1-1
F. Airão x Nespereira (n/r)
U. Cano x Castelões, 3-1
Barquinha x Gémeos, 3-0
Atouguia x Atães, 3-2
Folgou: Atlético

Classificação
2ª Divisão-15ª Jornada

1 Polvoreira          34
2 Atouguia             29
3 Atães                     25
4 U. Cano                24
5 Barquinha          19
6 F. Airão                16
7 Gémeos                14
8 Atlético                14
9 Aldão                    12
10 Nespereira       11
11 Castelões          2

 Próximos Jogos-30-03
Taça Cidade Berço ¼ final
Atães x Polvoreira
Infantas x Infias
F. Airão x Matamá
Montesinhos x Abação

DIA INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA

clique na imagem para ampoliar


 O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, no dia 22 de Abril de 1970.
Tem por finalidade criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra.

Os 7 pioreis dias do planeta Terra
 Por Cesar Grossmann em 20.03.2013 as 14:16

O planeta Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos, e nestes anos já viu muitos dias ruins (realmente ruins, com colisões planetárias, chuvas de fogo, gelo de polo a polo, nuvens tóxicas e tudo o mais). Confira sete dos piores dias que o globo já passou:

7. O impacto com Theia

A formação do planeta Terra foi um período de grandes impactos.
O que era um anel de gás e poeira foi formando “grumos”, que por sua vez se juntaram para dar forma ao planeta. Depois de alguns milhões de anos, a crosta da Terra já havia resfriado e solidificado, quando uma aproximação com um outro planeta acabou da pior forma possível: numa colisão que lançou a atmosfera e parte da crosta terrestre no espaço.


O planeta hipotético que teria colidido com a Terra no início da sua “vida” recebeu o nome de Theia, e se teria formado ao mesmo tempo que o nosso, na mesma órbita. Com 10% da massa da Terra, mais ou menos o tamanho de Marte, o núcleo de Theia afundou-se e tornou-se parte do núcleo terrestre, enquanto um pedaço de sua crosta se misturou a nossa crosta e também à massa que entrou em órbita.
Essa massa que entrou em órbita formou primeiro um disco de matéria, como os anéis de Saturno, e depois agregou-se num novo corpo, á lua. Com a sua órbita inclinada, o satélite estabilizou a rotação da Terra que, sem o seu constante puxão gravitacional, estaria sujeita ao dos outros planetas, o que desestabilizaria o seu eixo.
6. O intenso bombardeio tardio
Levou cerca de 150 milhões de anos para a crosta terrestre resfriar e solidificar-se novamente, quando outro “dia ruim” chegou: o intenso bombardeio tardio.
Por alguma razão desconhecida, depois que os planetas rochosos já estavam formados (e por isto o nome de “tardio”), uma chuva intensa de trilhões de asteróides e cometas atingiu o sistema solar interior. As causas podem ser alguma instabilidade nas órbitas dos gigantes gasosos, embora existam outras hipóteses.
Neste bombardeio, asteróides imensos atingiram o planeta. Alguns cientistas supõem que foi um período em que a vida se formava para em seguida ser apagada por um asteróide, e isto teria se repetido várias vezes.
Mas não há evidências na crosta terrestre deste bombardeio, que durou cerca de 200 milhões de anos. Qualquer cratera da época, cerca de 4,1 bilhões de anos atrás, foi apagada pela erosão.
As evidências deste bombardeio estão na lua, que tem algumas de suas maiores crateras datando daquela época. Qualquer chuva de asteróides que tenha atingido o satélite naquela época certamente atingiu a Terra também, além de Vénus, Mercúrio e Marte.
Mas há um ponto positivo no intenso bombardeio tardio. Alguns cientistas especulam que os metais que utilizamos hoje, entre eles platina, prata e ouro, foram depositados por estes asteróides, já que os metais que faziam parte do planeta teriam mergulhado para o seu centro durante a fase em que a Terra estava liquefeita.

5. Terra bola de neve

Este foi um cataclismo que durou centenas de milhares de anos, chamada Terra bola de neve, um período em que a Terra congelou completamente. E não só uma vez, mas várias vezes.
Durante uma era típica do gelo, as geleiras avançam dos polos em direcção ao equador, atingindo, do lado norte, as regiões que hoje correspondem à Nova Iorque, nos Estados Unidos, e Paris, na França. Mas quando aconteceram os eventos “Terra bola de neve”, toda a superfície do planeta congelou, de polo a polo.
Os piores episódios de congelamento do planeta teriam acontecido primeiro a 2,4 bilhões de anos, e depois, 600 milhões de anos atrás. Não há evidências directas destes períodos de congelamento, mas a hipótese da Terra congelada explica porque há depósitos de glaciares em áreas que já foram o equador do planeta.
E o que teria causado este cataclismo gelado? Talvez a própria vida. Quando surgiu a vida, o gás que ela respirava era metano, um gás de efeito estufa, que teria mantido o planeta aquecido até que surgiu a clorofila na Terra, e os microrganismos passaram a produzir oxigénio.
O oxigénio oxidou o metano e produziu dióxido de carbono, e as criaturas que viviam de metano morreram na assim chamada catástrofe do oxigénio. O desaparecimento da camada de metano acabou com o efeito estufa da época, e o planeta congelou.
A era do gelo provavelmente acabou por causa da actividade vulcânica do planeta, que era mais intensa na época, o suficiente para descongelar o planeta.
Curiosamente, depois de ambos os períodos de congelamento, a vida floresceu no planeta com vigor renovado, causando a diversificação de vida microbiana 2,4 bilhões de anos atrás, e a vida animal 600 milhões de anos atrás.

4. A extinção ordoviciana

99% das espécies que já existiram estão extintas, a maioria por causa de eventos de extinção em massa. O primeiro destes aconteceu durante o período ordoviciano, 450 milhões de anos atrás.
De todas as extinções em massa, a do ordoviciano é a mais misteriosa. Como ela aconteceu há mais tempo do que todas as outras, as pistas sobre o que ocorreu são as mais ténues.
A princípio, os cientistas acreditaram que a extinção foi causada por uma era do gelo, mas uma nova hipótese está a ser formanda: a de que a Terra foi banhada por um disparo de raios gama. Este tipo de evento acontece quando uma estrela explode ao longo de seu eixo, nas duas direcções, norte e sul.
Um disparo de raios gama que atingisse a Terra vaporizaria 1/3 da camada de ozono, expondo os seres vivos à doses letais de radiação e à radiação UV, prejudicial a nós. Além disso, o raio gama romperia as moléculas de nitrogénio e oxigénio, produzindo um nevoeiro de dióxido de nitrogénio, o que causaria um desastre secundário – uma era do gelo.
Não há certeza se a suposta era do gelo foi causada por um disparo gama, mas é certo que as criaturas vivas que se arrastavam na superfície e camadas mais altas do oceano sofreram um decréscimo enorme, sugerindo que foram mortas por raios UV.
Outra hipótese mais fantástica é a de que a Terra sofreu as consequências de uma onda de choque. A galáxia viaja por um fluxo de gás intergaláctico, e quando a Terra se afasta acima ou abaixo do disco galáctico, é exposta a raios cósmicos causados pelo aquecimento deste gás na onda de choque à frente do sistema solar.
Isto acontece a cada 64 milhões de anos, o que corresponde a uma diminuição e aumento da biodiversidade da vida a cada 62 milhões de anos, que aparece no registo fóssil. Estarão ligados, estes eventos? É uma hipótese que ainda está sendo desenhada e não foi testada, mas parece poder explicar algumas extinções em massa na Terra.

3. A extinção KT

A extinção KT (do nome das camadas que ela separa, o Cretáceo e o Terciário) é a mais famosa. Aconteceu há 65 milhões de anos e foi causada pela queda de um asteróide, Chicxulub, na região do Iucatã que tem o mesmo nome. Ela liquidou os dinossauros e abriu caminho para o domínio dos mamíferos.

A novidade é que existe uma hipótese de que o asteróide Chicxulub não foi o único causador da extinção KT; ele teria sido apenas um coadjuvante. Um derramamento de lava que jorrou material suficiente para cobrir mais de um milhão de quilómetros quadrados, lançando gases tóxicos na atmosfera que poderiam alterar o clima da Terra, parece ser o principal culpado.

Este derramamento de lava já estaria acontecendo quando o asteróide Chicxulub deu o golpe de misericórdia nos dinossauros, na época já em declínio.
Também pode ser que tal golpe de misericórdia tenha sido múltiplo, com vários asteróides atingindo a Terra – Chicxulub não seria nem o maior deles.
Os defensores dos múltiplos impactos apontam para uma estrutura misteriosa no fundo do mar próximo da costa da Índia, que recebeu o nome de cratera Shiva. Mas os críticos apontam que a estrutura pode nem ser mesmo uma cratera de impacto.
E para quem está perguntando se poderemos ter o mesmo fim dos dinossauros, a resposta é sim. A passagem do asteróide 2012 DA14 e a explosão do meteoro sobre a Rússia servem de aviso – isto pode acontecer novamente. Foguetes e tecnologia serão suficientes para nos salvar?

2. A Grande Mortandade

Esta é a maior extinção em massa do planeta Terra, e uma que ainda tem mistérios não resolvidos. Aconteceu a 250 milhões de anos atrás, e resultou na morte de 95% de todos os seres vivos que existiam no planeta. Morreram mais vida então do que em qualquer tempo antes e depois, até hoje.
Durante décadas, os cientistas procuraram pistas para a causa de tanta morte, e um dos supostos culpados seria um super-vulcão da Sibéria cuja erupção durou um milhão de anos e produziu o maior fluxo de lava de que há memória. O derramamento teria queimado plantas, liberando gases tóxicos e de efeito estufa, causando um aquecimento global.
O problema é que até as plantas que conseguem sobreviver com gás carbónico sucumbiram. O que poderia ter causado sua morte?
Recentemente, uma nova hipótese foi levantada: a de que houve também formação do gás sulfato de hidrogénio, que, combinado com o calor, poderia ter causado a extinção em massa na época.

1. Apocalipse Solar

Em cinco bilhões de anos, o sol vai mudar: vai passar de anã amarela para gigante vermelha quando o seu hidrogénio acabar e ele passar a fundir hélio para formar carbono. Neste processo, deve expandir-se e ficar 200 vezes maior.
Enquanto expande, o sol vai engolir primeiro Mercúrio, depois Vénus, e talvez a Terra – o destino do nosso planeta ainda não é conhecido; ele pode ser empurrado para uma órbita mais alta ou engolido também.
De qualquer forma, o planeta Terra de então será bem diferente do actual.
A cada bilhão de anos, o sol fica 10% mais brilhante, o que significa que em menos de 1 bilhão de anos o planeta estará brilhante o suficiente para arrancar o gás carbónico da atmosfera, matando as plantas que dependem deste gás para crescer e realizar a fotossíntese.
E não é só isso. Para nossa desgraça (literalmente), os oceanos vão evaporar e toda a vida do planeta será extinta. A Era dos Animais deve terminar em cerca de 500 milhões de anos. [The Universe: Worst Days on Planet Earth]

sexta-feira, 22 de março de 2013

DIA MUNDIAL DA AGUA

clique na imagem para ampliar


 O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de Março de 1992.
O dia 22 de Março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objectivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não atirar lixo aos rios e lagos; economizar água nas atividades do dia-a-dia (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do património do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimónia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. A sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, a sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem económica, sanitária e social.
Art. 10º - O planeamento da gestão da água deve ter em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Frases sobre o Dia Mundial da Água

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com usarmos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para
agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

 Sabia?
- A UNESCO estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

   

quinta-feira, 21 de março de 2013

TORNEIO EUROPEU DE BILHAR FEMININO

clique na imagem para ampliar 

Women’s Ball Open de Bilhar
Pavilhão Almor Vaz / Inatel recebe competição europeia de bilhar

Nos dias 23 e 24 de Março o Pavilhão Almor Vaz (Inatel) recebe a principal prova de bilhar feminina europeia, pontuável para o ranking europeu da modalidade.
A competição, a primeira prova do género realizada em Portugal, é organizada pela Bilharmania e por Guimarães CED2013, com a autorização e supervisão da European Pocket Billiard Federation (EPBF). A iniciativa reunirá as melhores atletas de bilhar europeu da actualidade, incluindo as campeãs portuguesas.
O Torneio decorrerá no sábado (23 de Março) entre as 10 e as 24 horas e no domingo (24 de Março), entre as 10 e as 20 horas. A

quarta-feira, 20 de março de 2013

AGENDA DESPORTIVA

clique na imagem para ampliar


SELECÇÕES
 Quinta Sub-21
17-30-Portugal x Suécia, 0-1
Sexta AA
12h45-Israel x Portugal
Segunda Sub-21
19h30- Irlanda x Portugal
Terça AA  
17h-Azerbaijão x Portugal

Futebol Popular
1ª Divisão-15ª Jornada
Pinheiro x Serzedo
Infantas x Abação (15h30)
Calvos x S. Faustino
Matamá x Montesinhos
Infias x Santiago (18h30)
Valinha x Tagilde (15h30)

2ª Divisão-15ª Jornada
Aldão x Polvoreira
F. Airão x Nespereira
U. Cano x Castelões
Barquinha x Gémeos
Atouguia x Atães
Folga: Atlético


Vitória
2ª Liga (Jogo antecipado da 36ª Jornada)
 Sábado 16h-Tondela x Vitória
 Juniores
 Sábado 15h-Vitória x Braga
Iniciados
Domingo 11h-Gondomar x Vitória
Final da Taça de Voleibol
Sábado 19h-Vitória x Fonte Bastardo (Sporttv1)
(Multiusos de Coimbra)

Basquetebol
Domingo 16h-Benfica x Vitória

2ª Liga
Jogos antecipados
Sábado 16h- Tondela x Vitória B
Domingo 16h-Portimonense x Leixões
Domingo 19h-Aves x Penafiel (Sporttv 1)

2ª Divisão-Zona Norte
Domingo 15horas
Chaves x Amarante
Varzim x Boavista
Tirsense x Gondomar
Infesta x Joane
Fafe x Famalicão
Ribeirão x Vilaverdense
Limianos x Vizela
Mirandela x Padroense

Futebol Distrital
Sábado 15horas
Stº Adrião x Louro
Operário x Campelos
Agrupamento x Pevidém
Ases x Silvares
Longos x S. Paio
Regadas x S. Cristóvão

Domingo 15horas
Emilianos x Urgeses
Torcatense x Brito (16h)
Airão x Cavez
Guilhofrei x Silvares







VITÓRIA

clique nas imagens para ampliar

Taça de Portugal (meias finais 1ª mão)

Quarta (27-03) Belenenses x Vitória, no Estádio do Restelo às 20horas

Os bilhetes já estão a venda e podem ser reservados no Estádio D. Afonso Henriques.
 Para os associados que não se encontrem abrangidos pela Campanha de oferta de bilhetes lançada pelo Vitória, os ingressos têm o custo de oito euros e estarão disponíveis para venda no mesmo local.
Os sócios que adquiriram bilhete para o jogo Vitória-Sporting, têm direito a um bilhete grátis. Além disso, também os que apresentem a quota em dia e o lugar anual beneficiarão dessa campanha. Contudo, aqueles associados que usufruíram da amnistia ou adquiriram lugar anual gratuito na Bancada Sul não poderão beneficiar da mesma oferta.
Neste sentido, os vitorianos que queiram formalizar a reserva dos seus bilhetes, poderão fazê-lo entre os dias 20 e 26 de Março, no Atendimento ao Associado, na Loja das Taipas e na Loja Espaço Guimarães. Os bilhetes reservados poderão depois ser levantados no Estádio do Restelo, até duas horas antes do inicio do jogo, mediante apresentação do cartão de associado, na Bilheteira disponibilizada pelo Belenenses para esse efeito






FUTEBOL FORMAÇÃO

Bianchi convocado para o 41º Torneio de Montaigu Sub-16
 O atleta vitoriano Diogo Bianchi foi convocado para o 41º Torneio de Montaigu, que a Selecção Nacional Sub-16 vai disputar entre os dias 26 de Março e 2 de Abril.
O defesa vai juntar-se aos colegas na próxima quinta-feira, em Vendas Novas, onde a selecção realizará quatro treinos, antes de seguir viagem para Bordéus, no domingo.
A equipa portuguesa está inserida no Grupo A, juntamente com a Alemanha, Holanda, Inglaterra e Chile.

A lista de convocados
Diogo Bianch (Vitória)
Buta, Diogo Gonçalves, Fábio Duarte, Fábio Novo, Gonçalo Rodrigues, João Carvalho, João Coelho, Pedro Rodrigues e Yuri Ribeiro (Benfica)
Bruno Costa (Porto)
Padroense FC: Francisco Afonso, Rui Varejão e Sandro Fonseca (Padroense)
Pedro Delgado (Portimonense)
Alexandre Silva e Pedro Silva (Sporting)
Diogo Izata (U. Leiria)




Didi novamente chamado para os Sub-19


O médio dos Juniores voltou a ser chamado por Emílio Peixe para mais um estágio de preparação para a Ronda de Elite, a disputar em Junho.








MODALIDADES


Natação
Tiago Teixeira, nadador do Vitória, sagrou-se campeão regional de natação, nas distâncias, 50, 100 e 200m costas e 200 livres no campeonato realizado em Felgueiras.

Atletismo
18º Grande Prémio S. José (Felgueiras)
Juvenis (400m)
Os U. Cano, conquistaram o 1º lugar por equipas
Os atletas que foram decisivos nesta vitória colectiva.
Diogo Peixoto (2º), Nuno Fernandes (4º) e Rui Fernandes (6º)

2º Lugar em Juvenis femininos (4000m)
Cátia Mendes (3º), Taynara Nantua (5º), Joana Pinto (7º) e Catarina Pinto (14º)             

Benjamins/Infantis femininos (1000m)
Conquistaram o 3º lugar
Juliana Mota (9º) Cláudia Fontes (15º), Nádia Custódio (26), Andreia Alves (30º) e Ana Custódio (31)

Benjamins B/Infantis (1000m)
Honroso 4º lugar
Vítor Leite (8º)Luís Mota (13º), Júlio Gonçalves (16º), Ricardo Salgado (21º), Luís Francisco (25º), José Francisco (26º) e Nuno Pires (28º).





terça-feira, 19 de março de 2013

GABINETE DE IMPRENSA DE GUIMARÃES

Assembleia Geral Extraordinária
Os sócios do Gabinete de Imprensa de Guimarães, Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação, com sede na Praça de S. Tiago, reúnem-se em assembleia geral extraordinária no próximo sábado, 23 de Março, com a incumbência de discutirem o futuro da associação e eleger o novo elenco directivo. A assembleia está marcada para as 10h30 na sede da associação     

segunda-feira, 18 de março de 2013

HISTÓRIA DO DIA DO PAI

clique na imagem para ampliar


Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia do Pai. Ela queria homenagear o seu próprio pai, que viu a sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz o sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.

Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa do seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. Pediu também auxílio a uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia do Pai norte-americano foi comemorado em 19 de Junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a ideia de um Dia do Pai nacional e, finalmente, em 1966, o presidente
Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de Junho como o Dia do Pai (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
A data do dia do pai não é coincidente em todos os países
Na Itália, Espanha e Portugal, a festividade acontece no dia de São José, 19 de Março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
No Reino Unido, o Dia do Pai é comemorado no terceiro domingo de Junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam reunir-se em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

 A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de Junho com reuniões em família e presentes.
Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia da Mãe. Lá comemora-se o Dia do Pai em 21 de Junho.

Em Portugal, a data é comemorada no dia 19 de Março, no mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância a essa comemoração.

No Canadá o Dia do Pai é comemorado no dia 17 de Junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Na Alemanha não existe um dia oficial do Pai. Os papás alemães comemoram o seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa). Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piqueniques.
No Paraguai a data é comemorada no segundo domingo de Junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.

No Peru o Dia do Pai é comemorado no terceiro domingo de Junho. Não é uma data muito especial para eles.

Na Austrália a data é comemorada no segundo domingo de Setembro, com muita publicidade
Na África do Sul a comemoração acontece no segundo Domingo de Junho, mas não é nada tradicional.
Na Rússia não existe propriamente o Dia do Pai. Lá os homens comemoram o seu dia em 23 de Fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

clique na imagem para ampliar 

  

Taça Amizade-meias-finais
Abação x U. Cano, 4-3
Infias x Gémeos, 1-2 (int. 84’)

PROVAS INTER-CONCELHIAS
Taça dos Campeões-3ª Jornada-2ª Fase
 Série A
Macieira x V. Conde x Leões Bairristas-Espinho, 5-2
Águias Figueiras-Lousada x Rio Largo-Espinho, 1-2

 Série B
Bagunte-V. Conde x Valinha-Guimarães, 1-2
CD Rans-Penafiel x Montesinhos-Guimarães, 2-3

 Taça Federação-3ª Jornada 2ª fase
 Série A
Aveleda-V. Conde x Portela Monte-Penafiel, 1-2
Tagilde-Guimarães x Nevogilde – Lousada, 4-0

Série B
Penacova-Felgueiras x Carapeços-Barcelos, 1-5
Rebordões-St. Tirso x Pinheiro-Guimarães, 3-1

Série C
ND Silva-Barcelos x Várzea-Felgueiras, 7-0
Argivai-P. Varzim x CD Pereira-Barcelos, 0-3

 Série D
UF Sousa x Felgueiras x Mourinhense-St. Tirso, 3-1
Estela-P. Varzim x Laúndos-P. Varzim, 2-0

Vitória
Basquetebol
 Final da Taça de Portugal
Vitória x Benfica, 100-81

2ª Liga
Feirense x Vitória, 2-0

1ª Liga
Vitória x Benfica, 0-4

Juniores
Benfica x Vitória, 1-1

Iniciados
Vitória x Vizela, 2-0

1ª Liga
Gil Vicente x Braga, 1-3
Olhanense x P. Ferreira, 1-2
Sporting x Setúbal, 2-1
Beira-Mar x Nacional, 2-2
Estoril x Académica, 2-0
Rio Ave x Moreirense, 0-1
Marítimo x Porto, 1-1
Vitória x Benfica, 0-4 
   
2ª Liga
Feirense x Vitória B, 2-0
Porto B x Atlético, 0-1
Tondela x Aves, 1-2
Freamunde x Marítimo B, 2-0
Trofense x Arouca, 0-1
Belenenses x Leixões, 2-1
Naval x Oliveirense, 1-0
U. Madeira x Portimonense, 1-1
Benfica B x Penafiel, 4-1
Braga B x Sporting B, 0-0
Stª Clara x Covilhã, 0-0

2ª Divisão-Zona Norte
 Amarante x Varzim, 0-2
Boavista x Tirsense, 0-1
Gondomar x Infesta, 1-0
Joane x Fafe, 2-0
 Famalicão x Ribeirão, 4-2
Vilaverdense x Limianos, 1-1
Vizela x Mirandela, 1-1
Padroense x Chaves, 1-0
           

Futebol Distrital
Silvares x S. Cosme, 3-2
Campelos x Stº Adrião, 3-0
Pevidém x Fermilense, 1-0
Ases x Agrupamento, 1-3
S. Paio x Celoricense, 2-1
Selho x Regada, 1-2
S. Cristóvão x Airão, 2-0
Brito x Pica, 1-0
Celoricense x Torcatense, 2-2
Urgeses x Delães, 2-1
Cavez x Longos, 0-0


VITÓRIA

clique na imagem para ampliar

OS NÚMEROS NÃO SÃO CONDIZENTES COM AS DIFICULDADES QUE O BENFICA EXPERIMENTOU NA PRIMEIRA PARTE

VITÓRIA – BENFICA 0-4       

1ª Liga 23ª Jornada
Estádio D. Afonso Henriques
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)      
Árbitros assistentes:  Valter Rufo e José Braga
4º Arbitro: Pedro Vilaça

 VITÓRIA:  Assis; Kanu, Paulo Oliveira, El Adoua e Luís Rocha; Leonel Olímpio, André (Marco Matias 73) e Tiago Rodrigues; Ricardo, Baldé  e Soudani      
Treinador: Rui Vitória

  BENFICA: Artur: Maxi Pereira, Gary, Jardel e Melgarejo; Matic, Nico Gaitan (Ola John 79) e Enzo Perez; Salvio, Cardozo (Aimar 86) e Lima (Rodrigo 88).  
Treinador: Jorge Jesus

Ao intervalo: 0-1

Golos: 0-1 Cardoso (38 gp), 0-2 Gary (57), 0-3 Salvio (83) e 0-4 Rodrigo (90+4)
  
Disciplina: amarelo a  El Doua (36), Kanu (45 e 55), Leonel Olímpio (54) e Cardoso (66).
Vermelho por duplo amarelo a Kanu (55). 

O Vitória entrou a jogar, olhos nos olhos, com o líder do campeonato e  até sofrer o primeiro golo, de penalty, esteve  por cimo no jogo, mas umas, vezes por falta de sorte, outras por má pontaria, não conseguiram marcar e  a vantagem que o Benfica levou para intervalo, era, de todo, injusta. Na segunda parte o Benfica entrou melhor, mas só voltou a marcar após a expulsão do Kanu. A jogar com menos uma unidade os jovens vitorianos foram perdendo velocidade e os visitantes aumentaram a vantagem, mas para números extremamente exagerados.  O que é facto, os jovens atletas da vitória não tremeram perante o gigante lisboeta e mostraram aos muitos adeptos que estiveram presentes no D. Afonso Henriques que podem contar com eles.



VITÓRIA

ampliarclique na imagem para 


        BASQUETEBOL

O Vitória conquistou a sua segunda Taça de Portugal (2008 e 2013) ao derrotar o Benfica por 100-81. Com o apoio de muito público que se deslocou ao Multiusos de Fafe, a formação vitoriana conseguiu uma exibição brilhante, bem expressa nos números, e esteve sempre em vantagem.

domingo, 17 de março de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens ampliar 


O jogo só durou oitenta e quatro minutos, por razões que deve corar de vergonha as duas equipas.

INFIAS – GÉMEOS 1-2

Meia-final Taça Amizade
Campo: Stº Adrião-Vizela
Árbitro: Filipe Pires
Árbitros assistentes: Paulo Sousa e Carlos Teixeira

INFIAS: Sérgio; Tiago, João, Carlos Abílio e Castro (André 60); Paulinho (Miguel 67), Paulo (César 60) e Hugo; Manolo, Pisco e Diogo;
Treinador: (Óscar Pacheco

 GÉMEOS: César; Tónio, Vitinha, Stick e Carlos Alberto; Maga, Minas e Tonecas (Alex 76); Diogo, Pascoal (Marco 74) e Bruno.   
Treinador: Treinador; Paulo Teixeira   

Ao intervalo: 1-1
Golos: 0-1 Maga (18), 1-1 Diogo (26) e 1-2 Bruno (84)

Disciplina: cartão amarelo a Carlos Alberto (37), Diogo (45), Maga (55), Paulo (56), Bruno (61) e Manolo (76).
Vermelho directo a Alex (81)

O jogo nunca foi, de alguma maneira, disputado com o fair play que o titulo dado a prova sugeria, e também, porque a lei do mais forte estava a ser posta em causa e, quando ao minuto 84’ o Bruno fez o 1-2, estalou o verniz e os intervenientes no jogo devem ainda estar a corar de vergonha pelo triste espectáculo que proporcionaram.
A AFPG criou esta prova, à qual decidiu chamar “Taça Amizade”, disputada nos intervalos dos jogos Inter-concelhos, destinada às equipas que não têm acesso a essas provas que, de alguma forma, evitam as paragens constantes inerentes a essas competições.
Os mentores da “Taça Amizade”, ao promove-la, fizeram-no com a melhor das intenções e os que aderiram a ela deviam ter isso em conta, transmiti-lo aos seus iguais e dizer-lhes que a amizade não se esgota num simples jogo de futebol, que não passa disso mesmo.
Os visitantes não demoram muito a mostrar que não estavam ali para serem “bombos da festa” e que os favoritismos antecipados é filosofia dos teóricos, porque em futebol não há vencedores antecipados, muito menos nos jogos a eliminar. Os homens da casa até foram os primeiros a ameaçar a baliza de César, ganharam dois cantos consecutivos, mas sem grandes consequências para a defesa forasteira, que foi afastando o perigo com relativa facilidade. Passados os minutos iniciais, os homens do Paulo Teixeira foram pondo em prática o trabalho que traziam de casa e puseram a nu o descontrole da equipa anfitriã na zona do meio-campo que, garantidamente, não estava nos seus dias. Foi a vez do conjunto de Gémeos criar alguns calafrios junto das balizas de Sérgio, algumas ocasiões para marca e, numa delas, ao minuto 18’, o Maga faz o 0-1 e coloca a equipa na frente do marcador. A formação vizelense reagiu, forçou o andamento e passados sete minutos, o Diogo empatou a partida. Mas os visitantes não se impressionaram, continuaram a impor o seu jogo e, ao minuto 34’, o Maga teve tudo para fazer o 1-2, mas apanhou mal a bola e o intervalo chegou com o jogo empatado. No período complementar os treinadores fizeram algumas alterações, mas sem resultados práticos, principalmente para a equipa da casa, que, definitivamente, não estava a conseguir impor o seu jogo e foram os visitantes que criaram mais oportunidades para golo. Logo a seguir ao intervalo (49’), o Pascoal falhou o 1-2, sem que os homens de Infias tentassem contrariar essa tendência e, ao minuto 79’, o mesmo Pascoal teve novamente nos pés a oportunidade de desempatar a partida. Finalmente chegou o minuto fatídico (84’). O Bruno fez o 1-2 e incendiou o rastilho que deu aso a interrupção do jogo, que viria a terminar sem honra nem glória para ninguém. 


RESULTADOS
Taça Amizade-meias-finais
Abação x U. Cano, 4-3
Infias x Gémeos, 1-2 (int. 84’)

PROVAS INTER-CONCELHIAS
As equipas de Guimarães voltaram a ter comportamento ao mais alto nível, fora de portas.

Para a Taça dos Campeões, o Valinha e o Montesinhos fora vencer fora e classificaram-se para as meias-finais da prova.
Na Taça Federação, o Pinheiro, embora derrotado em St. Tirso, segue para as meias-finais, beneficiando da vitória caseira (2-1) na primeira jornada frente ao Carapeços  
O Tagilde obteve uma vitória folgada (4-0) frente ao representante de Lousada na prova, mas com sabor a derrota, porque não chegou para seguir em frente. Aquele empate em casa (1-1) na primeira jornada, com o Aveleda (V. Conde) foi fatal.

Taça dos Campeões-3ª Jornada-2ª Fase
 Série A
Macieira x V. Conde x Leões Bairristas-Espinho, 5-2
Águias Figueiras-Lousada x Rio Largo-Espinho, 1-2

Classificação
1 L. Bairristas        6
2 Macieira              5
3 R. Largo               4
4 A. Figueiras        1        

 Série B
Bagunte-V. Conde x Valinha-Guimarães, 1-2
CD Rans-Penafiel x Montesinhos-Guimarães, 2-3

Classificação
1 Valinha                            9
2 Montesinhos                 6          
3 Bagunte                          3
4 Rans                                 0

 Taça Federação-3ª Jornada 2ª fase
 Série A
Aveleda-V. Conde x Portela Monte-Penafiel, 1-2
Tagilde-Guimarães x Nevogilde – Lousada, 4-0

Classificação
1 P. Monte              7
2 Tagilde                 5
3 Aveleda                2
4º Nevogilde         1

Série B
Penacova-Felgueiras x Carapeços-Barcelos, 1-5
Rebordões-St. Tirso x Pinheiro-Guimarães, 3-1

Classificação
1 Pinheiro             6
2 Carapeços           6
3 Penacova            4
4 Rebordões          1

Série C
ND Silva-Barcelos x Várzea-Felgueiras, 7-0
Argivai-P. Varzim x CD Pereira-Barcelos, 0-3

Classificação
1 CD Pereira          7
2 ND Silva               7
3 Várzea                  3
4 Argivai                0

 Série D
UF Sousa x Felgueiras x Mourinhense-St. Tirso, 3-1
Estela-P. Varzim x Laúndos-P. Varzim, 2-0

Classificação
1 Estela                               9
2 UF Sousa                         6
3 Mourinhense                3
4 Laúndos                         0



 Próximos Jogos-23-03
1ª Divisão-15ª Jornada
Pinheiro x Serzedo
Infantas x Abação
Calvos x S. Faustino
Matamá x Montesinhos
Infias x Santiago
Valinha x Tagilde

2ª Divisão-15ª Jornada
Aldão x Polvoreira
F. Airão x Nespereira
U. Cano x Castelões
Barquinha x Gémeos
Atouguia x Atães





Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: