sexta-feira, 1 de novembro de 2013

MOREIRENSE

clique para ampliar


quinta-feira, 31 de outubro de 2013

AGENDA DESPORTIVA

Futebol Popular
1ª Divisão-4ª Jornada
Atães x Montesinhos
Tagilde x Pinheiro
Santiago x U. Cano
Calvos x Infias
Matamá x Abação
Valinha x Polvoreira

2ª Divisão-5ª Jornada
S. Cristóvão x Castelões
Barquinha x Gémeos
F. Airão x Atlético
Nespereira x Infantas
Atouguia x S. Faustino

Vitória
Domingo 15h-Vitória B x Lixa
            17h45-Gil Vicente x Vitória

Juniores
 Sábado 15h-Académica x Vitória

Juvenis
Domingo 11h-Vitória x Braga

Iniciados
 Domingo 11h-Barroselas-Vitória
  
 Voleibol
Sábado 17h-Castelo Maia x Vitória  

Basquetebol
Domingo 16h30- Académica x Vitória

 1ª Liga
Sexta 20h30-Académica x Benfica
Sábado 18h-Belenenses x Porto
            20h15-Sporting x Marítimo
Domingo 16h-Nacional x Olhanense
16h-Estoril x Setúbal
16h-Arouca x P. Ferreira
17h45-Gil Vicente x Vitória
19h45-Braga x Rio Ave

2ª Liga
Sábado 11h15-Ac. Viseu x Porto B
            15h-Aves x Leixões
            15h-Farense x Oliveirense
            16h-Moreirense x Trofense
            16h-Tondela x Atlético
            16h-Braga B x Beira-Mar
Domingo 11h15-Covilhã x Benfica B
            15h-Stª Clara x Penafiel
            15h-Chaves x Feirense
            15h-U. Madeira x Sporting B
17-11      16h-Marítimo B x Portimonense



Camp. Nacional Sénior-Série B
Doming 15h-Tirsense x Vizela
            15h-Vitória x Lixa
            15h-Joane x Famalicão
            15h-AD Oliveirense x Felgueiras
            15h-Ribeirão x Varzim

 Distrital
 Campeonato Futebol Pró Nacional
Sábado 15h-Travassós x Vieira
            15h-Serzedelo x Dumiense
            15h-Arões x Taipas
            21h-Ronfe x Mª Fonte
Domingo 15h-Marinhas x Pevidem
            15h-Porto D’Ave x Stª Eulália
            15h-Celeirós x Torcatense
            15h-Brito x Esposende
           
Divisão de Honra
 Sábado 15h-Antime x Silvares
            15h-Regadas x A. Urgeses
            15h-St. Adrião x Delães
Domingo 15h-Bairro x Pica
            15h-Louro x S. Cosme
            15h-Gerês x Campelos
            15h-Ruivães x Emilianos
            15h-T, Bouro x Amares

1ª Divisão
Sábado 15h-Celoricense x Selho
            15h-Fermilense x Airão
            15h-Ponte x Guilhofrei
            15h-Longos x S. Paio
Domingo 15h-Cavez x Arco Baúlhe        



  
           




NOITE DAS BRUXAS

clique para ampliar

Dia das bruxas, também chamado por Haloween

Data     31 de Outubro
 Início   Amanhecer
Término           Meia-noite
O Dia das Bruxas (Halloween é o nome original na língua inglesa e pronuncia-se: Reino Unido /hæləʊˈiːn/ ; Estados Unidos/hæloʊˈiːn/1 ) é um evento tradicional e cultural, que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como base e origem as celebrações dos antigos povos (Dos Povos Celtas sec. |||).2 3 4
 O primeiro registo do termo "Halloween" é de cerca de 1745 anos. Derivou da contração do termo escocês "Allhallow-eve" (véspera do Dia de Todos os Santos) que era a noite das bruxas. 5
Posto que, entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro, ocorria a noite sagrada (hallow evening, em inglês), acredita-se que assim se deu origem ao nome atual da festa: Hallow Evening Hallowe'en Halloween. Rapidamente se conclui que o termo Dia das bruxas não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.
Outra hipótese é que a Igreja Católica tenha tentado eliminar a festa pagã do Samhain instituindo restrições na véspera do Dia de Todos os Santos. Este dia seria conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Essa designação perpetuou-se e a comemoração do halloween, levada até aos Estados Unidos pelos emigrantes irlandeses no século XIX, ficou assim conhecida como "dia das bruxas", uma lenda histórica
História
A origem do halloween remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da famosa frase "Gostosuras ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão (samhain significa literalmente "fim do verão").
A celebração do Halloween tem duas origens que no transcurso da História foram se misturando:
Origem Pagã
A origem pagã tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos. A invasão das Ilhas Britânicas pelos Romanos (46 A.C.) acabou mesclando a cultura latina com a celta, sendo que esta última acabou minguando com o tempo. Em fins do século II, com a evangelização desses territórios, a religião dos Celtas, chamada druidismo, já tinha desaparecido na maioria das comunidades. Pouco sabemos sobre a religião dos druidas, pois não se escreveu nada sobre ela: tudo era transmitido oralmente de geração para geração. Sabe-se que as festividades do Samhain eram celebradas muito possivelmente entre os dias 5 e 7 de novembro (a meio caminho entre o equinócio de verão e o solstício de inverno). Eram precedidas por uma série de festejos que duravam uma semana, e davam ao ano novo celta. A "festa dos mortos" era uma das suas datas mais importantes, pois celebrava o que para os cristãos seriam "o céu e a terra" (conceitos que só chegaram com o cristianismo). Para os celtas, o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não haveria fome nem dor. As festas eram presididas pelos sacerdotes druidas, que atuavam como "médiuns" entre as pessoas e os seus antepassados. Dizia-se também que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar seus antigos lares e guiar os seus familiares rumo ao outro mundo.
Origem Católica
Desde o século IV a Igreja da Síria consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires". Três séculos mais tarde o Papa Bonifácio IV († 615) transformou um templo romano dedicado a todos os deuses (Panteão) num templo cristão e o dedicou a "Todos os Santos", a todos os que nos precederam na fé. A festa em honra de Todos os Santos, inicialmente era celebrada no dia 13 de maio, mas o Papa Gregório III († 741) mudou a data para 1º de novembro, que era o dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). Na tradução para o inglês, essa vigília era chamada All Hallow’s Eve (Vigília de Todos os Santos), passando depois pelas formas All Hallowed Eve e "All Hallow Een" até chegar à palavra atual "Halloween".
Atualmente
Crianças com fantasias de dia das bruxas na Suécia.
Se analisarmos o modo como o Halloween é celebrado hoje, veremos que pouco tem a ver com as suas origens: só restou uma alusão aos mortos, mas com um carácter completamente distinto do que tinha ao princípio. Além disso foi sendo pouco a pouco incorporada toda uma série de elementos estranhos tanto à festa de Finados como à de Todos os Santos.
Entre os elementos acrescidos, temos por exemplo o costume dos "disfarces", muito possivelmente nascido na França entre os séculos XIV e XV. Nessa época a Europa foi flagelada pela Peste Negra e a peste bubônica dizimou perto da metade da população do Continente, criando entre os católicos um grande temor e preocupação com a morte. Multiplicaram se as Missas na festa dos Fiéis Defuntos e nasceram muitas representações artísticas que recordavam às pessoas a sua própria mortalidade, algumas dessas representações eram conhecidas como danças da morte ou danças macabras.
Alguns fiéis, dotados de um espírito mais burlesco, costumavam adornar na véspera da festa de finados as paredes dos cemitérios com imagens do diabo puxando uma fila de pessoas para a tumba: papas, reis, damas, cavaleiros, monges, camponeses, leprosos, etc. (afinal, a morte não respeita ninguém). Também eram feitas representações cênicas, com pessoas disfarçadas de personalidades famosas e personificando inclusive a morte, à qual todos deveriam chegar.
Possivelmente, a tradição de pedir um doce, sob ameaça de fazer uma travessura (trick or treat, "doce ou travessura"), teve origem na Inglaterra, no período da perseguição protestante contra os católicos (1500-1700). Nesse período, os católicos ingleses foram privados dos seus direitos legais e não podiam exercer nenhum cargo público. Além disso, foram lhes infligidas multas, altos impostos e até mesmo a prisão. Celebrar a missa era passível da pena capital e centenas de sacerdotes foram martirizados. Produto dessa perseguição foi a tentativa de atentado contra o rei protestante Jorge I. O plano, conhecido como Gunpowder Plot ("Conspiração da pólvora"), era fazer explodir o Parlamento, matando o rei, e assim dar início a um levante dos católicos oprimidos. A trama foi descoberta em 5 de novembro de 1605, quando um católico converso chamado Guy Fawkes foi apanhado guardando pólvora na sua casa, tendo sido enforcado logo em seguida. Em pouco tempo a data converteu se numa grande festa na Inglaterra (que perdura até hoje): muitos protestantes a celebravam usando máscaras e visitando as casas dos católicos para exigir deles cerveja e pastéis, dizendo lhes: trick or treat (doce ou travessuras). Mais tarde, a comemoração do dia de Guy Fawkes chegou à América trazida pelos primeiros colonos, que a transferiram para o dia 31 de outubro, unindo a com a festa do Halloween, que havia sido introduzida no país pelos imigrantes irlandeses. Vemos, portanto, que a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais.
Novos elementos do Halloween
A celebração do 31 de Outubro, muito possivelmente em virtude da sua origem como festa dos druidas, vem sendo ultimamente promovida por diversos grupos neopagãos, e em alguns casos assume o caráter de celebração ocultista. Hollywood fornece vários filmes, entre os quais se destaca a série Halloween, na qual a violência plástica e os assassinatos acabam por criar no espectador um estado de angústia e ansiedade. Muitos desses filmes, apesar das restrições de exibição, acabam sendo vistos por crianças, gerando nelas o medo e uma ideia errónea da realidade. Porém, não existe ligação dessa festa com o mal. Na celebração atual do Halloween, podemos notar a presença de muitos elementos ligados ao folclore em torno da bruxaria. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a realidade pagã.
Nota

A lanterna vegetal chamada de "Jack-o'-lantern" em inglês, em Portugal chama-se coca e no Brasil existe um personagem de folclore chamado Cuca. Em Portugal, a Abóbora do Dia das Bruxas e é uma tradição ancestral.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A CÂMARA VA PÔR UM AUTOCARRO (gratuito) PARA O Cº MONCHIQUE

clique para ampliar
Cemitério de Monchique
Informação sobre horários de cemitérios e transportes especiais

A Câmara Municipal informa que, por ocasião das celebrações do Dia de Todos os Santos, os cemitérios da Atouguia e de Monchique terão o seguinte o horário:

- 1 e 2 de novembro: das 08.30h às 18.00h;
- 3 de novembro: das 07.00h às 18.00h.

Por outro lado, considerando a inexistência de transportes públicos entre o centro da Cidade e o Cemitério de Monchique, nos dias 1 e 3 de novembro haverá uma ligação entre a paragem de transportes públicos do Largo República do Brasil, junto ao Centro Comercial S. Francisco, e o cemitério de Monchique, com uma viatura do Município.

Este transporte é gratuito para os utentes, iniciando-se às 09h00 no Largo República do Brasil, e às 09h30 no cemitério de Monchique, com partidas de hora em hora.

A última saída será às 17h00 do Largo República do Brasil e às 17h30 do Cemitério de Monchique.

HISTÓRIA DO DIA DE TODOS OS SANTOS


 A comemoração regular começou quando, em 13 de maio de 609 ou 610 DC, o Papa Bonifácio IV dedicou o Panteão — o templo romano em honra a todos os deuses — a Maria e a todos os mártires. Markale comenta: “Os deuses romanos cederam seu lugar aos santos da religião vitoriosa.”
A data foi mudada para novembro quando o Papa Gregório III (731-741 DC) dedicou uma capela em Roma a todos os santos e ordenou que eles fossem homenageados no dia 1 de novembro. Não se sabe ao certo por que ele fez isso, mas pode ter sido porque já se comemorava um feriado parecido, na mesma data, na Inglaterra. The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) afirma: “O Samhain continuou a ser uma festa popular entre os povos celtas durante todo o tempo da cristianização da Grã-Bretanha. A Igreja britânica tentou desviar esse interesse em costumes pagãos acrescentando uma comemoração cristã ao calendário, na mesma data do Samhain. . . . É possível que a comemoração britânica medieval do Dia de Todos os Santos tenha sido o ponto de partida para a popularização dessa festividade em toda a Igreja cristã.”
Markale menciona a crescente influência dos monges irlandeses em toda a Europa naquela época. De modo similar, a New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma: “Os irlandeses costumavam reservar o primeiro dia do mês para as festividades importantes e, visto que o dia 1 de novembro era também o início do inverno para os celtas, seria uma data propícia para uma festa em homenagem a todos os santos.” Finalmente, em 835 DC, o Papa Gregório IV declarou-a uma festa universal.
O feriado do Dia de Finados, no qual as pessoas rezam a fim de ajudar as almas no purgatório a obter a bem-aventurança celestial, teve a sua data fixada em 2 de novembro durante o século 11 pelos monges de Cluny, na França. Embora se afirmasse que o Dia de Finados era um dia santo católico, é óbvio que, na mente do povo, ainda havia muita confusão. A New Catholic Encyclopedia (Nova Enciclopédia Católica) afirma que “durante toda a Idade Média era popular a crença de que, nesse dia, as almas no purgatório podiam aparecer em forma de fogo-fátuo, bruxa, sapo, etc.”
Incapaz de desarraigar as crenças pagãs do coração do seu rebanho, a Igreja simplesmente as escondeu por trás de uma máscara “cristã”. Destacando esse fato, The Encyclopedia of Religion (Enciclopédia da Religião) diz: “A festividade cristã, o Dia de Todos os Santos, é uma homenagem aos santos conhecidos e desconhecidos da religião cristã, assim como o Samhain lembrava as deidades celtas e lhes pagava tributo...
Na Igreja Católica, o dia de "Todos os Santos" é celebrado no dia 1 de novembro e o de "Finados" no dia 2 de novembro. Esta tradição de recordar (fazer memória) os santos está na origem da composição do calendário litúrgico, em que constavam inicialmente as datas de aniversário da morte dos cristãos martirizados como testemunho pela sua fé, realizando-se nelas orações, missas e vigílias, habitualmente no mesmo local ou nas imediações de onde foram mortos, como acontecia em redor do Coliseu de Roma. Posteriormente tornou-se habitual erigirem-se igrejas e basílicas dedicadas em sua memória nesses mesmos locais.
O desenvolvimento da celebração conjunta de vários mártires, no mesmo dia e lugar, deveu-se ao facto frequente do martírio de grupos inteiros de cristãos e também devido ao intercâmbio e partilha das festividades entre as dioceses/paroquias por onde tinham passado e se tornaram conhecidos. A partir da perseguição de Diocleciano o número de mártires era tão grande que se tornou impossível designar um dia do ano separado para cada um. O primeiro registo (Século IV) de um dia comum para a celebração de todos eles aconteceu em Antioquia, no domingo seguinte ao de Pentecostes, tradição que se mantém nas igrejas orientais.
Com o avançar do tempo, mais homens e mulheres se sucederam como exemplos de santidade e foram com estas honras reconhecidas e divulgados por todo o mundo. Inicialmente apenas mártires (com a inclusão de São João Baptista), depressa se deu grande relevo a cristãos considerados heroicos nas suas virtudes, apesar de não terem sido mortos. O sentido do martírio que os cristãos respeitam alarga-se ao da entrega de toda a vida a Deus e assim a designação "todos os santos" visa celebrar conjuntamente todos os cristãos que se encontram na glória de Deus, tenham ou não sido canonizados (processo regularizado, iniciado no Século V, para o apuramento da heroicidade de vida cristã de alguém aclamado pelo povo e através do qual pode ser chamado universalmente de beato ou santo, e pelo qual se institui um dia e o tipo e lugar para as celebrações, normalmente com referência especial na missa).



VITÓRIA

clique para ampliar

Acompanhe o Vitória a Rijeka


Clube organiza viagem à Croácia para assistir ao jogo da 5ª Jornada da Liga Europa

A deslocação, em voo charter, está marcada para os próximos dias 27 e 28 de Novembro, com partida na manhã de quarta-feira e regresso logo após o final do jogo.

Os interessados em fazer a reserva devem dirigir-se ao Complexo Desportivo do Vitória (pagamento em dinheiro ou cheque) ou enviar o formulário e o comprovativo de pagamento para o e-mail marketing@vitoriasc.pt até ao dia 15 de Novembro. Mais informações através do número 936940685.


RIJEKA X VITÓRIA (28/11/ 18h)

 Viagem e estadia em Hotel de 4 estrelas

Quarto duplo: *600€

Quarto single: *630€

Viagem e estadia em Hotel de 3 estrelas:

Quarto duplo: *540€

Quarto single: *570€



*O Preço inclui:

•          Viagem Porto – Rijeka – Porto (taxas e seguro incluídos)

•          Transfers: Aeroporto Rijeka – Hotel ; Hotel – Estádio; Estádio – Aeroporto Rijeka

•          Alojamento e pequeno - almoço (1 noite)

•          Bilhete de jogo

•          Acompanhamento com Guia




segunda-feira, 28 de outubro de 2013

RESULTADOS DO FIM-DE-SEMANA

clique para ampliar
Futebol Popular
2ª Divisão-4ª Jornada
Infantas x Barquinha, 0-0 
Gémeos x Castelões, 8-1
S. Faustino x Nespereira, 3-4
Atlético x Atouguia, 1-2
F. Airão x S. Cristóvão, 0-0

Jogos da FFPN
Equipas de Guimarães
Taça dos Campeões-1ª Jornada
Montesinhos x UD Torrados-Felgueira, 2-0
CD Gião-V. Conde x Valinha, 1-0

 Taça Federação-1ª Jornada
Stª Cristina-Fafe x Santiago, 3-2
S. Clemente-Fafe x Pinheiro, 2-2
GD Pinheiro-Felgueiras x Abação, 3-0
Infias x Mourinhense-St. Tirso, 3-0
Tagilde x Refontoura-Felgueiras, 0-0



Outros resultados
 Taça dos Campeões-1ª Jornada
Grupo A
 R. Largo- Espinho x AD Cristelo-Lousada, 1-0
AD Areias-St. Tirso x Averomar-P. Varzim, 0-1
GD Gião-V. Conde x Valinha-Guimarães, 1-0

Grupo B
AR Nevogilde-Lousada x Dragões Valboenses-Gondomar, 2-2
L. Bairristas-Espinho x CD Valpedre-Penafiel, 2-1
UD S. Mamede-St. Tirso x CR Figueiró-P. Ferreira, 5-0

Grupo C
SC Freamunde-P. Ferreira x S. Vicente Irivo-Penafiel, 1-1
A. Quinchães – Fafe x Bagunte-V. Conde, 0-1
Folgou FC Lagares-Felgueiras

Grupo D
Aguçadoura-P. Varzim x CD Macieira-V. Conde, 1-0
Montesinhos-Guimarães x UD Torrados-Felgueiras, 2-0
Folgou: GD Fareja-Fafe

Taça Federação
Grupo A
AD Aveleda-Lousada x CD Arcos-V. Conde, 2-1
CD Stª Cristina-Fafe x Santiago-Guimarães, 3-2
Folgou: Guimarei-St. Tirso

Grupo B
AD Vila Chã-V. Conde x Laúndos-P. Varzim, 2-0
S. Vicente Pinheiro-Penafiel x Água Longa-St. Tirso, 2-0
S. Clemente-Fafe x CD Pinheiro-Guimarães, 2-2

Grupo C
Santiago Pinheiro-Felgueiras x Abação-Guimarães, 3-0
 AD Retorta-V. Conde x GD Serafão-Fafe, 1-1
Portela Monte-Penafiel x Juv. Outeiros-Espinho, 2-2

Grupo D
AJ Estela-P. Varzim x Águias Quinta-Espinho, 2-0
UR Regilde-Felgueiras x CC Gondomar-Gondomar, 2-2
GD Tougues-V. Conde x FC. Marinhão-Fafe, 2-1

Grupo E
CCR Infias-Guimarães x Mourinhense-St. Tirso, 3-0
UD Argivai-P. Varzim x Esperança Cabo-Lousada, 2-2
GR Varziela-Felgueiras x Juv. Portelinha-Gondomar, 2-1

Grupo F
FC Rebordões-St. Tirso x Leões Seroa-P. Ferreira, 4-1
FC Tagilde-Guimarães x AR Refontoura-Felgueiras, 0-0
CB Amorim-P. Varzim x Águias Figueiras-Lousada, 3-0

Vitória
Domingo 15h-Famalicão x Vitória, 2-0
Segunda 20h15-P. Ferreira x Vitória, 1-3

 Iniciados
Gil Vicente x Vitória, 1-0

Juvenis
Mac. Cavaleiros x Vitória, 0-6

Veteranos
Vitória x Empresários, 5-2

Voleibol
Vitória x Madalena, 3-1  

Voleibol Feminino
Domingo 18h-Vitória x CD Povoa, 3-0

Basquetebol M
Vitória x CB. Madeira, 86-81

Basquetebol Feminino
Bolacesto x Vitória, 71-49

Juniores Femininos
Vitória x ATC, 53-41
Domingo 16h.Madalena x Vitória



1ª Liga
Sexta 20h15- Braga x Académica, 0-1
Sábado 16h-Olhanense x Arouca, 1-0
            16h-Rio Ave x Gil Vicente, 0-1
           20h15-Setúbal x Belenenses, 0-0
Doming 17h15-Benfica x Nacional, 2-0
            19h15-Porto x Sporting, 3-1
            20h15-Marítimo x Estoril, 1-1
Segunda 20h15-P. Ferreira x Vitória, 1-3

2ª Liga
Domingo 11h15-Feirense x Moreirense, 0-4
            15h-Penafiel x Braga B, 1-0
            15h-Farense x Covilhã, 2-0
            15h-Oliveiense x U. Madeira, 3-2
            15h-Trofense x Stª Clara, 0-0
            15h-Atlético x Leixões, 0-1
            15h-Porto B x Chaves, 1-2
            16h-Portimonense x Aves, 1-0
            16h-Beira-Mar x Marítimo B, 2-1
 Segun 15h-Benfica B x Tondela, 2-2
            16h-Sporting B x Ac. Viseu, 0-0

Camp. Nacional Sénior-Série B
Doming 15h-Tirsense x Ribeirão, 0-0
            15h-Felgueiras x Joane, 2-0
            15h-Famalicão x Vitória, 2-0
            15h-Lixa x Vizela, 2-4
            15h-Varzim x AD Oliveirense, 2-1
             
Campeonato Futebol Pró Nacional
Sab. 15h-Pevidém x Porto D’Ave, 3-3
Dom.15h-Torcatense x Ronfe, 2-0
            Stª Eulália x Celeirós, 2-1
            Vieira x Serzedelo, 0-0
            Taipas x Merelinense, 0-1
            Celoricense x Brito, 2-1
            Travassós x Esposende, 1-1
            Dumiense x Marinhas, 2-1
            Mª Fonte x Arões, 3-6

  Divisão de Honra
 Sab 15h-Campelos x Louro, 3-3
            Silvares x Ruivães, 3-2
A. Urgeses x Antime,  1-1
Pica x Stº Adrião, 2-1
Dom. 15-S. Cosme x Bairro, 2-0
            Emilianos x Gerês, 1-2
            Amares x Regadas, 1-0
            Delães x Terras Bouro, 3-0
            Airão x Cabeceirense, 2-1
            Selho x Cavez, 3-2
            Mosteiro x Stª Eufémia, 0-1
            Lanhas x Caldelas, 1-1
            Rendufe x Palmeiras, 1-1


  

            

domingo, 27 de outubro de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique para ampliar

GOLOS PARA TODOS OS GOSTOS

 S.FAUSTINO – NESPEREIRA 3-4

2ª Divisão-4ª Jornada
Campo: S. Faustino
Árbitro: Manuel Teles      
Árbitros Assistentes: Abel Gomes e Paulo Monteiro     

S. FAUSTINO: Martinho; Flávio, (Hugo 90’) Leandro, Pedro e Cristiano Dias (Pedro Xavier 60’); Miguel, Pinto e Rui (Carlos75); Cristiano Ferreira (Maneiras 35’), Jenô e Vítor (Simão 24’).
Treinador: Óscar Gomes  

NESPEREIRA: D. Sousa; Carneiro, Márcio (Miguel 55’). João e Gil; Capela (Augusto 55’), Pi e Tiago (Da Siva 72’); Hélder (Tarzan 72’), Estanislau (Cigano 55’)  e Vítor.  
Treinador: Zeca  

Ao intervalo: 1-2
Golos: 0-1 por Hélder (7’), 0-2 Gil (11’), 1-2 Simão (44’), 1-3 Estanislau (48’), 2-4 Pi (79’ pb) e 3-4 Miguel (82’)
Disciplina: cartão amarelo a Jenô (62’) Cigano (68’), Hélder (65’), Tiago (70’), D. Sousa (88’) Pi (88’) e Leandro (88’)
Vermelho direto a Da Silva (90+3)  

A equipa da casa entrou adormecida e pôs-se a jeito para os visitantes, teoricamente menos inexperientes, tomarem o pulso ao jogo, marcar dois golos em onze minutos e, nem o golo do Simão já em cima do intervalo os despertou, Os pupilos do Zeca chegaram ao 1-4 com relativa facilidade e valeu ao S. Faustino, o excesso de confiança, a roçar o cinismo, apanhado a vencer por três golos de diferença, fez entrar toda a gente que estava no banco, acabando com o coração nas mãos.  


 Resultados
2ª Divisão-4ª Jornada
Infantas x Barquinha, 0-0 
Gémeos x Castelões, 8-1
S. Faustino x Nespereira, 3-4
Atlético x Atouguia, 1-2
F. Airão x S. Cristóvão, 0-0

Classificação
 2ª Divisão-4ª Jornada
 1º Gémeos                   10
2º Atouguia                  8
3º Castelões                6                     
4º Infantas                   6
5º Barquinha                6
6º Nespereira              5
7º F. Airão                    4
8º S. Cristóvão             3
9º Atlético                   2
10º S. Faustino              0


Teve Inicio neste fim-de-semana os jogos das competições organizadas  pela Federação de Futebol Popular do Norte, com as 7 equipas de Guimarães em prova a terem comportamento misto, 2 vitórias, um empate e 3 derrotas, 9 golos marcados e 9 sofridos. È certo que as 3 equipas que jogaram em casa não destoaram, só o Tagilde empatou, com o representante de Felgueiras na competição.
O Montesinhos e o Infias, também de Vizela, venceram o Torrados e Mourinhense, representantes de Felgueiras e St. Tirso, respetivamente.,
A Valinha, finalista da época passada, deslocou-se a Vila do Conde e regressou com uma derrota pela diferença mínima.
O Abação não foi feliz na viagem a Felgueiras, sofreu uma derrota pesada que se espera que não  produza efeitos secundários na equipa.  

            RESULATADOS
Equipas de Guiarães
Taça dos Campeões-1ª Jornada
Montesinhos x UD Torrados-Felgueira, 2-0
CD Gião-V. Conde x Valinha, 1-0

 Taça Federação-1ª Jornada
Stª Cristina-Fafe x Santiago, 3-2
S. Clemente-Fafe x Pinheiro, 2-2
GD Pinheiro-Felgueiras x Abação, 3-0
Infias x Mourinhense-St. Tirso, 3-0
Tagilde x Refontoura-Felgueiras, 0-0



Outros resultados
 Taça dos Campeões-1ª Jornada
Grupo A
 R. Largo- Espinho x AD Cristelo-Lousada, 1-0
AD Areias-St. Tirso x Averomar-P. Varzim, 0-1
GD Gião-V. Conde x Valinha-Guimarães, 1-0

Grupo B
AR Nevogilde-Lousada x Dragões Valboenses-Gondomar, 2-2
L. Bairristas-Espinho x CD Valpedre-Penafiel, 2-1
UD S. Mamede-St. Tirso x CR Figueiró-P. Ferreira, 5-0

Grupo C
SC Freamunde-P. Ferreira x S. Vicente Irivo-Penafiel, 1-1
A. Quinchães –Fafe x Bagunte-V. Conde, 0-1
Folgou FC Lagares-Felgueiras

Grupo D
Aguçadoura-P. Varzim x CD Macieira-V. Conde, 1-0
Montesinhos-Guimarães x UD Torrados-Felgueiras, 2-0
Folgou: GD Fareja-Fafe

Taça Federação
Grupo A
AD Aveleda-Lousada x CD Arcos-V. Conde, 2-1
CD Stª Cristina-Fafe x Santiago-Guimarães, 3-2
Folgou: Guimarei-St. Tirso

Grupo B
AD Vila Chã-V. Conde x Laúndos-P. Varzim, 2-0
S. Vicente Pinheiro-Penafiel x Água Longa-St. Tirso, 2-0
S. Clemente-Fafe x CD Pinheiro-Guimarães, 2-2

Grupo C
Santiago Pinheiro-Felgueiras x Abação-Guimarães, 3-0
 AD Retorta-V. Conde x GD Serafão-Fafe, 1-1
Portela Monte-Penafiel x Juv. Outeiros-Espinho, 2-2

Grupo D
AJ Estela-P. Varzim x Águias Quinta-Espinho, 2-0
UR Regilde-Felgueiras x CC Gondomar-Gondomar, 2-2
GD Tougues-V. Conde x FC. Marinhão-Fafe, 2-1

Grupo E
CCR Infias-Guimarães x Mourinhense-St. Tirso, 3-0
UD Argivai-P. Varzim x Esperança Cabo-Lousada, 2-2
GR Varziela-Felgueiras x Juv. Portelinha-Gondomar, 2-1

Grupo F
FC Rebordões-St. Tirso x Leões Seroa-P. Ferreira, 4-1
FC Tagilde-Guimarães x AR Refontoura-Felgueiras, 0-0
CB Amorim-P. Varzim x Águias Figueiras-Lousada, 3-0



Próximos Jogos-02-11
1ª Divisão-4ª Jornada
Atães x Montesinhos
Tagilde x Pinheiro
Santiago x U. Cano
Calvos x Infias
Matamá x Abação
Valinha x Polvoreira

2ª Divisão-5ª Jornada
S. Cristóvão x Castelões
Barquinha x Gémeos
F. Airão x Atlético
Nespereira x Infantas
Atouguia x S. Faustino





Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: