sábado, 4 de maio de 2013

MAIS UM VIMARANENSE A CONQUISTAR UMA MEDALHA DE OURO


O vimaranense Manuel Magalhães conquistou Medalha de Ouro, no Campeonato Europeu de Show e Precisão/2013, que se realiza na cidade italiana de Modena.

Manuel Magalhães faz parte do quarteto luso “Deslizar” e é professor na Academia de Patinagem de Guimarães

sexta-feira, 3 de maio de 2013

FESTAS DAS CRUZES EM SERZEDELO

clique na imagem para ampliar

 



 A festa realiza-se no primeiro domingo a seguir ao dia 3 de Maio. É a festa que marca definitivamente a Paróquia. Apesar de a padroeira ser St.ª Cristina, podemos dizer que esta é a festa mais importante da vila e das mais importantes do concelho, pelo valor ímpar do seu património imaterial.
Pensa-se, e com razão, que esta romaria festiva está relacionada com a Festa da Cruzes, da cidade de Barcelos, já desde o tempo em que a freguesia de Serzedelo pertencera ao termo de Barcelos (1758).
A única referência literária conhecida sobre a Festa das Cruzes de Serzedelo está na obra de Alberto Vieira Braga, que a Sociedade Martins Sarmento publicou na sua revista (Cfr. Curiosidades de Guimarães, Revista de Guimarães, n 1-2, vol.LXXII, 1962, p. 104).
O domingo da Festas das Cruzes, em Serzedelo, tem dois momentos altos que interessa referir aqui.
Dia 5 de Maio de 2013, às 9 horas
O primeiro é a Procissão do Senhor aos Entrevados, de manhã.
Durante cerca de 3 horas, debaixo do palio, o pároco vai levar a comunhão aos doentes retidos em casa e impossibilitados de se deslocarem à igreja. Uma banda de música toca, a espaços, enquanto os fiéis, da terra e de fora, vão alternando cânticos eucarísticos com a oração do Rosário.
Dia 5 de maio de 2013, às 16 horas
O outro momento é a Procissão das Cruzes, a meio da tarde.
Até 1995 começava com a recitação do terço na igreja, continuava com a procissão entre a igreja e a Capela do Senhor do Calvário, e concluía de novo na igreja, com a celebração da Eucaristia.
No percurso entre a igreja e a Capela, a banda de música cantava uma espécie de Miserere (miserere mei Deus secundum magnam misericordiam tuam) enquanto o pároco, debaixo do pálio, erguia nas mãos a cruz com a relíquia do Santo Lenho e benzia as famílias reunidas junto de cada uma das dezasseis cruzes.
Desde 1996 o ritmo da tarde foi modificado. Como a festa decorre na plenitude do tempo pascal, substituiu-se a habitual Via Sacra, mais apropriada ao tempo quaresmal, entretanto decorrido, pela Via Lucis, celebração de carácter pascal.
A vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, na Cruz, é o anúncio que devemos às pessoas de hoje e de sempre. Falando-lhes apenas do pecado, da penitência, corremos o risco de lhes apresentar um Cristo sem ressurreição? e, portanto, uma vida cristã sem razão nem sentido. Foi esse risco que se quis evitar.
Em vez da oração do terço, tudo começa pelo rito inicial da Via Lucis, seguindo-se a procissão. Nesta, vai à frente o Círio Pascal, seguido por dezasseis adolescentes com velas acesas (que ficam junto de cada uma das cruzes, à medida que a procissão passa por elas), o pároco debaixo do palio, o Grupo Coral e todo o povo. As famílias estão na mesma junto da respectiva cruz, enfeitada de flores. O pároco pára diante de cada cruz onde se faz o ritual de cada Glória, assim se chamam agora as antigas estações da Via Sacra, e só quando se canta o Ressuscitou é que o pároco dá a bênção com o Santo Lenho sobre a família, concluindo-se a oração com o Glória ao Pai.
O cerimonial repete-se ao longo das dezasseis cruzes.
Como o espaço do percurso é relativamente breve e as cruzes estão a poucos metros umas das outras, o tempo da deslocação é preenchido com o cântico do Aleluia. Por isso, a banda de música deixou de acompanhar a procissão, tornando-se esta mais orante e mais festiva pelo tom dos cantos pascais.
Após a última Glória, assim se fez em 2001, e já dentro da igreja, é feito o sermão que tem por Palavra as 16 Glórias. No final do sermão é feita a renovação das promessas do Baptismo. Segue-se a celebração da Eucaristia dominical que, agora começa no Ofertório, rezando-se no final a Oração para o Dia do Senhor com a qual se encerram as celebrações de índole religiosa das festas. Têm a forma de cruz latina e existem 16. São de madeira de carvalho ou de castanho, com a espessura de 3,5 cm e a altura máxima de 2 metros. Apresentam símbolos litúrgicos e profanos, esculpidos de modo a permitirem o preenchimento em flores naturais.
Pertencem por herança a outras tantas famílias. Algumas há que já não moram em Serzedelo, mas, neste dia, aparecem ornamentadas no local que sempre ocuparam. São herdadas pelo filho ou filha mais velhos da casa. Contudo, a pessoa, pode deixar a cruz a quem julgar mais digno de respeitar a sua conservação e participação na festa. São ouvidos os filhos e, só a extrema falta de meios económicos é motivo desta resolução. Se mesmo assim não se encontrar quem a assuma, a cruz é deposta junto da Capela do Senhor do Calvário. A primeira pessoa que der por ela e possua meios, tomará essa cruz que ficará integrada no património familiar de acordo com o direito tradicional.
AS CRUZES
Sábado, dia 4 de Maio de 2013, durante todo o dia
Uns dias antes de proceder ao assear da cruz (ornamento), é metida em água fria para humedecer a madeira e dela se retirar os restos dos ornamentos anteriores e para que a humidade facilite a aderência da nova pasta de que será revestida. Esta pasta é feita com farinha de centeio desfeita em água que se mexe bem e faz ferver.
As flores naturais utilizadas são as seguintes: pregos de oiro, conhecidas no vocabulário erudito por perpétuas, utilizados prioritariamente no cálice e na custódia; sardinheiras de várias cores; patifes, espécie de cravinas simples; margaridas pequeninas; cravos vermelhos, brancos, cor-de-rosa, dos quais se aproveitam somente as pétalas; e perpétuas roxas, cujo nome também se ouve chamar de martírios. Quando se verifica a carência de flores naturais, depois de muito esforço despendido da parte das famílias, usa-se o papel de seda de acordo com as flores e as cores que se pretendam suprir.
Concluída a ornamentação das cruzes, a periferia é guarnecida com uma renda de papel de lustro, a fim de encobrir os remates da aplicação das flores, os vestígios da pasta de farinha e obter um acabamento de bom efeito estético.
O trabalho é terminado quando se coloca na parte superior e extrema da cruz uma imagem do Menino Jesus, com dimensões de 18 a 25 cm, vestido de setim branco, cor-de-rosa ou azul claro, apresentando nas orlas do fato galões de ouro ou de fio metálico dourado.
A condução da cruz é também objecto de devoção.
Depois de ornamentada, é levada, na tarde da festa, para o lugar que sempre ocupou no itinerário da cerimónia, é introduzida numa base de granito em forma de paralelepípedo e, para que se mantenha na vertical e segura, utilizam-se cunhas de madeira ou ferro que já estão preparadas para esse efeito.
Dia 5 de maio de 2013, às 9 horas
(O primeiro é a Procissão do Senhor aos Entrevados, de manhã).
Os tapetes vêem-se apenas nos lugares por onde irá passar a Procissão do Senhor aos Entrevados. A finalidade consiste em unir o templo, a igreja, com a habitação dos enfermos dispersos pelos vários lugares da paróquia.
Nas semanas que antecedem a festa, os moradores dos lugares por onde irá passar a procissão fazem todos os esforços, mesmo fora da paróquia, para conseguirem obter a quantidade e variedade necessária de flores naturais que lhes permita executar o número de metros que em parceria com os vizinhos aceitaram fazer. Nota-se entre eles uma sadia competição que estimula e engrandece a beleza dos tapetes. Velhos, jovens e crianças do mesmo lugar unem-se num trabalho comum e desinteressado, de forma impressionante.
Sempre que não é possível obter a quantidade necessária de flores naturais, é costume adquirir serrim, que depois é tingido num banho frio, em água comum, na qual se dissolveu previamente o pó da tinta a empregar.
Na realização dos tapetes usam-se, há relativamente pouco tempo, formas de madeira com elementos geométricos, simbólicos (a pomba, o cálice, o túmulo, a cruz latina) bem como legendas (mais raras), alusivas a motivos religiosos ou, simplesmente, ao bairrismo do lugar que faz a ornamentação.
Todo o trabalho é realizado durante a noite e madrugada de domingo, não havendo qualquer interrupção no seguimento dos tapetes. Nos dias em que se realizam as festas, esta vila é visitada por muitos turistas. Assim, convidamos todas as pessoas a visitarem Serzedelo por esta altura.

VITÓRIA

clique na imagem para ampliar


 ATLETISMO
  O  Vitória entra  em acção nos próximos fins-de-semana de 12 e 19 de Maio. Os atletas vitorianos realizam os últimos treinos no Parque da Cidade, tendo em vista a participação nas Meias Maratonas de Cortegaça (12-05) e Régua (19-05)

Bilhete para o Jamor

Ingressos custam 15, 20 e 30 euros

Os bilhetes para a final da Taça de Portugal estarão à venda em Guimarães a partir do dia 12 de Maio (domingo), no Atendimento ao Associado, no Estádio D. Afonso Henriques.

Entre as 8 e as 16 horas do dia 12 de Maio, os bilhetes estarão à venda apenas para sócios que compraram lugar anual e que apresentem a quota 5. Cada sócio nessa condição poderá apresentar cinco cartões que representem igu almente ‘cadeira’ e a quota 5. Destes cinco cartões, dois poderão ser de menores com mais de três anos.

A partir das 16 horas, e até às 18, do mesmo dia, todos os associados com a quota 5 poderão adquirir os ingressos, podendo apresentar também cinco cartões. Também nesta situação, dois dos cartões poderão ser de menores com mais de três anos.

A venda irá prolongar-se durante a semana no horário semanal: 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18 horas, no Estádio D. Afonso Henriques, porta 1.

Mais se informa que os associados que beneficiaram de oferta de lugar anual em campanhas lançadas pelo Clube não são considerados para este efeito.
.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

AGENDA DESPORTIVA

clique na imagem para ampliar

Futebol Popular

1ª Divisão-18ª Jornada-Sab. 16h.
S. Faustino x Abação
Montesinhos x Serzedo
Santiago x Infantas
Tagilde x Calvos
Valinha x Matamá
Infias x Pinheiro

2ª Divisão-18ª Jornada
Nespereira x Polvoreira
Castelões x Atlético
Gémeos x Aldão
Atouguia x U. Cano
Atães x F. Airão, 1-0
Folga: Barquinha

 Vitória
Futebol profissional
Sábado 16h-Vitória B x Leixões
Domingo 18h-Vitória x Gil Vicente


            FUTEBOL FORMAÇÃO
Juniores recebem Benfica no domingo

 Agenda de fim-de-semana:
Iniciados B
Sábado 16h-Sandinenses x Taipas
Iniciados C
15h-Bairro x Vitória 

Infantis
15h-Sandinenses  x Vitória

Benjamins B
9h30- Vitória x Sandinenses

Benjamins C
11h-Vitória x Taipas
Benjamins D
11h-Serzedelo x Vitória  

Juniores
 Domingo 16h-Vitória x Benfica

Juvenis B
11h- Sandinenses – Merelinense

Afonsinhos
Torneio Futebol Unidos Cano

Polo Aquático
Seniores
Sab. 16h-Animata-Coruche x Vitória
Juvenis
Domg.18h-Salgueiros x Vitória (Piscinas de Felgueiras)


Voleibol-Formação
 Minis B Femininos
Sábado-10h30-VC Viana x Vitória

Iniciados Masculinos
17h30-Vitória x Ala Gondomar

Infantis Femininos
Domingo 15-Vitória x Juventude Pacense

Iniciados Femininos
15h-CC St. Tirso x Vitória

Futebol profissional
 1ª Liga
Sexta 20h-Moreireise x Braga
Sab.20h30-Nacional x Porto
Dom.16h-Olhanense x Rio Aves
            Beira-Mar x Marítimo
            Setúbal x Académica
     18h-Vitória x Gil Vicente
    20h15- P. Ferreira x Sporting
Seg.20h-Benfica x Estoril

2ª Liga
Sab.16h-Penafiel x Stª Clara
            Vitória B x Leixõe
            Covilhã x Portimonense
            Sporting B x Tondela
            Porto B x Feirense
  18h-Benfica B x Trofense
Dom.11h15-liveirense x Aves
    16h-Freamunde x Braga B
            Atlético x U. Madeira
            Marítimo B x Belenenses
            Arouca x Naval

 3ª Divisão (apuramento campeão)
Série A
 Dom-16h
Bragança x Vianense
Ronfe x Marinha
Taipas x Stª Maria

Série B
 P. Rubras x Felgueiras
Paredes x Lousada
AD. Oliveirense x Stª Eulália

Despromoção
Série A  
 Merelinense x P. Barca
Mª Fonte x Monção
Esposende x Melgacense

Série B
Vila Meã x Leça
Rebordosa x Serzedelo
Vila Real x Al. Lordelo

Futebol Distrital
Sábado 16h-Silvares x Emilianos
            Campelos x Bairro
Domingo16h-Delães x Stº Adrião 
            Louro x Pevidém
            Amares x Torcatense
            Brito x Celoricense
A.     Urgeses x Ases 



quarta-feira, 1 de maio de 2013

VITÓRIA (PÓLO AQUÁTICO)

clique na imagem para  ampliar

Campeonato Regional de Infantis-14ª Jornada

Cnac - Vitória 5-8 (parciais 1-1, 0-4, 3-1 e 1-2)

 Local: Piscinas da Póvoa de Varzim
Vitória: João Magalhães, Gonçalo Garcia (1), Rui Lobo; Damião Rebelo, António Faria (1), José Castro Mendes (2), Pedro Rodrigues (3), Diogo Santos (1); e Diogo Pereira.
Treinador: João Neves

Os Infantis vitorianos deslocaram-se à Póvoa de Varzim para defrontar o Cnac de Coimbra e venceram por 8-5. O Vitória conseguiu um bom jogo, apesar da ausência de jogadores fundamentais. Com uma entrada fulgurante no segundo período, a equipa colocou-se em definitivo na frente do marcador, controlando o jogo até final.  

HISTÓRIA DO 1º DE MAIO

clique nas imagens para ampliar


 História
Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA. No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, no dia 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adopta o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outros países.
Apesar de até hoje os EUA não reconhecerem essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores americanos conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Dia do Trabalhador em Portugal
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia.
O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores).
No Algarve, assim como na Madeira e Açores é costume a população fazer piqueniques e são organizadas algumas festas nas regiões.
Dia do Trabalhador no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha-se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas socioecónomicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, subtilmente, transforma num dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as actividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Actualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelo movimento sindical: tradicionalmente a Força Sindical (uma organização que congrega sindicatos de diversas áreas, ligada a partidos como o PDT, realiza grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria. Na maioria dos países industrializados, o 1º de Maio é o Dia do Trabalho. Comemorada desde o final do século XIX, a data é uma homenagem aos oito líderes trabalhistas norte-americanos que morreram enforcados em Chicago (EUA), em 1886. Eles foram presos e julgados sumariamente por dirigirem manifestações que tiveram início justamente no dia 1º de Maio daquele ano. No Brasil, a data é comemorada desde 1895 e virou feriado nacional em Setembro de 1925 por um decreto do presidente Artur Bernardes.
Aponta-se que o carácter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, expressa-se especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 1 de Maio de 1943.
Dia do Trabalhador em Moçambique
Durante o período colonial (até 1975), os moçambicanos estavam proibidos de celebrar o 1º de Maio em virtude da natureza repressiva do regime colonial português. No entanto, houve manifestações de trabalhadores moçambicanos, em particular em Lourenço Marques (actual Maputo), contra o modo de relações laborais existente naquele período.
Após a Independência Nacional, o Dia do Trabalhador é celebrado anualmente, e com o passar dos anos, com as reformas políticas, económicas e sociais que o país sofreu a partir de finais da década de 80, registou-se um crescimento do movimento sindical em Moçambique. A primeira instituição sindical no país foi a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), que veio depois a impulsionar o surgimento de novos movimentos sindicais, cada vez mais específicos de acordo com os sectores de actividade.
Dia do Trabalhador no mundo
Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes.
Na Austrália, Bolívia, Canberra, Nova Gales do Sul, Sydney e na Austrália Meridional a data das celebrações vária de acordo com a região.
Estados Unidos e Canadá, celebram o Labour Day na primeira segunda-feira de Setembro

terça-feira, 30 de abril de 2013

resultados do fim-de-semana

clique na imagem para ampliar

Futebol Popular
 Taça Amizade-Final
Abação x Gémeos, 0-2

2ª Divisão
Jogo em atraso-17ª Jornada
Atlético x Nespereira, 1-1

Jogo antecipado-18ª Jornada
Atães x F. Airão, 1-0


 Jogos Inter-concelhos
Taça dos Campeões-2ª mão
Macieira-V. Conde x Montesinhos-Guimarães, 3-0 (1ª mão3-4)
Valinha-Guimarães x Rio Largo-Espinho, 2-1 (1ª mão 2-1)

Taça Federação-meias-finais-2ª mão
Estela-P. Varzim x Pinheiro x Guimarães 0-3 (1ª mão1-0)
ND Silva-Barcelos x P. Monte-Penafiel, 0-2 (1ª mão 0-2)

 Vitória
Vitória x P. Ferreira, 2-2
U. Madeira x Vitória B, 4-2

 Basquetebol
 Vitória x Ovarense, 79-67

Polo Aquático
Vitória x Lousada, 10-9

Futebol profissional
 Estoril x Braga, 2-1
Porto x Setúbal, 2-0
Rio Ave x Beira-Mar, 2-1
Gil Vicente x Olhanense, 2-0
Vitória x P. Ferreira, 2-2
 Sporting x Nacional, 2-1
 Académico x Moreirense, 1-0
Marítimo x Benfica, 1-2

 
2ª LIGA
Aves x Sporting B, 1-1
Leixões x Penafiel, 1-1
Portimonense x Oliveirense, 2-1
Belenenses x Atlético, 2-1
Tondela x Covilhã, 2-2
Benfica B x Arouca, 1-1
Naval x Trofense, 0-0
Feirense x Freamunde, 3-1
U. Madeira x Vitória B, 4-2
Braga B x Marítimo B, 0-0
Stª Clara x Porto B, 2-2


           
           
2ª Divisão -Zona Norte
Joane x Gondomar, 0-2
Famalicão x Boavista, 2-2
Vilaverdense x Amarante, 0-0
Vizela x Vizela x Varzim, 2-3
Padroense x Tirsense, 1-2
Mirandela x Infesta, 1-1
Limianos x Fafe, 0-1
Chaves x Ribeirão, 1-0

3ª Divisão (apuramento campeão)
Série A
Bragança x Marinha, 1-0
Ronfe x Taipas, 2-3
Vianense x Stª Maria, 1-0

Série B
Paredes x AD Oliveirense, 1-3
P. Rubras x Felgueiras, 1-1
Lousada x Stª Eulália, 0-0 

Despromoção
Série A  
Mª Fonte x Esposende, 3-1
Merelinense x Monção, 5-2
P. Barca x Melgacense, 8-0

Série B
 Rebordosa x Vila Real, 2-2
Vila Meã x Serzedelo, 0-0
Leça x Al. Lordelo, 1-2

Futebol Distrital
Arões x Brito, 2-2
Stº Adrião x Ruivães, 2-1
Agrupamento x A. Urgeses, 0-1
Ases Stª Eufémia x Louro, 0-1
Pevidem x Campelos, 1-1
Selho x Longos, 0-0
S. Cristóvão x Cabeceirense, 9-1
Torcatense x Alvelos, 2-0
Bairro x Silvares, 1-3
A. Baúlhe x S. Paio, 2-1
Peões x Rendufe, 1-1
Palmeiras x Caldelas, 3-3

segunda-feira, 29 de abril de 2013

CRISTO REI CUP

clique na imagem para ampliar



Sandinenses e Arões venceram a Cristo Rei Cup

Sandinenses e Arões foram os vencedores da Cristo Rei CUP nos escalões de 2004/05 e 2006/07, respectivamente.
No escalão 2004/05  o atleta do Sandinenses, Óscar, foi eleito o melhor jogador e  melhor marcador com 22 golos. O Francisco Longra  (Gil Vicente) foi considerado o melhor guarda-redes.
No outro escalão, o Santiago foi o melhor jogador e o Gabriel melhor guarda-redes, ambos do Arões, José Mendes com 15 golos, foi o melhor marcador da Cristo Rei Cup.  

Resultados
¼ de final
Benfica x Vitória B, 7-1
Gil Vicente x Salgueiral, 2-0
Moreirense x Vizela, 8-6
Sandinenses x Taipas, 10-1

Meias-finais
Benfica x Gil Vicente, 4-2
Moreirense x Sandinenses, 4-7

3º e 4º Lugares
Gil Vicente x Moreirense, 6-4

Final
Benfica  x Sandinenses, 3-5

 Classificação
1º Sandinenses
2º Geração Benfica Famalicão
3º Gil Vicente
Melhor jogador – Óscar (Sandinenses)
Melhor  marcador – Óscar (Sandinenses) 22 golos
Melhor GR – Francisco Longra “Kiko” (Gil Vicente)


Escalão 2006/07
 ¼ final
Arões x Gil Vicente, 7-0
Ronfe x Antime, 4-0
Benfica x Sandinenses B, 4-3
Vizela x Salgueiral, 1-2
Meias-finais
Arões x Ronfe A, 1-1 (4-1 g.p)
Benfica x Salgueiral, 3-0

3º e 4º Lugares
Ronfe A x Salgueira, 3-0

Final
Arões x Benfica, 3-3 (4-2 g.p)
Clasificação
1º Arões
2º Geração Benfica Famalicão
3º Ronfe A
Melhor Jogador – Pedro Lima (Benfica)
Melhor Marcador – José Mendes (Ronfe A) 15 golos
Melhor GR – Gabriel (Arões)

domingo, 28 de abril de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique na imagem para ampliar

O GD Gémeos fez história ao vencer a primeira edição da Taça Amizade, frente uma equipa do escalão superior.

ABAÇÃO – GÉMEOS 0-2

 Taça Amizade-Final
Campo: Matamá
Arbitro: António Araújo  
Árbitros assistentes: Manuel Lúcio e Anselmo Ferreira

 ABAÇÃO: Ivo; Luís Félix (Paulo Leite 83), André, Zé Carlos (Marco 75) e Nuno Leite; Júnior, Vítor Hugo e João Vale; Hugo Costa, Bruno e Sidónio:
  Treinador: Alberto Fernandes   

GÉMEOS: César; Tónio, Vitinha, Stik e Rui Alberto; Marco (Carlos Castro 90+1), Magalhães (Claúdio 90+4) e Di love (Minas 72); Pascoal (Ribeirinho 90), Ribeiro (Tonecas 90+29 e Bruno.
Treinador: João Paulo.  
                                                                                                               
Ao intervalo: 0-0
 Golos: 0-1 Marco (67) e 0-2 Bruno (85)
Disciplina: cartão amarelo a Di Love (53), Vitinha (57), Magalhães (64), Simão (75) e Vítor Hugo (83).
Vermelho directo a João Paulo (80)

Na primeira parte, as equipas jogaram com excessivas cautelas defensivas, sempre com grande aglomerado de jogadores a meio-campo, provocando inúmeras faltas e apenas uma oportunidade para cada lado, que foram desviadas pelos ferros das balizas. Na segunda parte, o Gémeos entrou melhor, aproveitou a menor frescura física de alguns jogadores do Abação e marcou dois golos para a história.    

Antes do início do jogo foi guardado um minuto de silêncio pela morte da esposa de Martinho Ferreira, ex-dirigente do Matamá.
As duas equipas vinham formatadas para não sofrer golos, com os medos inerentes à maior parte das equipas portuguesas, que colocam o “autocarro” à frente da baliza, não jogam nem deixam jogar e em vez de proporcionar um bom espectáculo de futebol, provocam uma seca a quem assiste. Foi mais ou menos o que aconteceu na primeira parte, com grande amontoado de jogadores a meio-campo e como não havia espaço para jogar as faltas sucediam-se com enorme regularidade e o jogo esteve mais tempo parado que em movimento. Razão porque nos primeiros 45 minutos o tempo útil de jogo ficou muito abaixo do razoável e saldou-se por apenas uma ’oportunidade para cada lado, uma bola à trave da baliza de César por Luís Félix (38’) e outra ao travessão da Baliza do Ivo num remate mal-intencionado do Magalhães (42’).
As equipas regressaram para a segunda parte com os mesmos elementos que foram para o descanso, mas notou-se logo no recomeço que a formação de Gémeos vinha disposta a alterara a situação. O João Paulo terá notado no decorrer da primeira parte, alguma debilidade em sectores específicos do conjunto de Alberto Fernandes que explorado podia dar outra vida ao espectáculo e a possibilidade de lutar pela vitória. Optou por jogar no campo todo, colocou mais velocidade nas jogadas, arriscou, tomou conta das operações e pôs a nu as limitações físicas de alguns jogadores do conjunto de S. Cristóvão de Abação, que não se davam muito bem com o futebol utilizado pelo vizinho do lado, com bolas para as costas da sua defesa.
Em resultado da táctica adoptada para o segundo período, a formação de Gémeos passou para a frente no marcador aos 67 minutos, com um grande golo de Marco, numa altura em que o Abação não tinha grandes possibilidades para reagir e ao minuto 80’  o Bruno faz o 0-2 e arruma a questão. 
O Abação ocupa o 3º lugar da 1ª Divisão e o Gémeos está no meio da Tabela classificativa do segundo escalão, uma demostração que em futebol, principalmente em jogos decisivos, o favoritismo é relativo. Aliás o Gémeos assumiu-se nesta prova como tomba gigantes. Depois de vencer o Infias, no campo deste, na meia-final, derrotou agora na final o conjunto de Abação. Foi acima de tudo um jogo correcto, sem casos, com uma equipa de arbitragem à altura do jogo e, assim, a Taça Amizade fez jus ao seu nome. 

Jogos Inter-concelhos

O GD Valinha vai à final da Taça dos Campeões (com o carrasco do Montesinhos) só com vitórias e é um sério candidato à vitória final. O Pinheiro disputa a final da Taça Federação com o Portela do Monte-Penafiel. Um feito histórico para o futebol popular vimaranense que coloca duas equipas nas finais das duas provas organizadas pela FFPN
À formação da Valinha saiu-lhe em sorte, para esta meia-final, um adversário poderoso, o campeão de Espinho, foi lá vencer na 1ª mão (1-2) e voltou a derrotá-lo, agora em casa, pelo mesmo resultado (2-1).
Pior sorte teve o Montesinhos. A formação vizelense, ao serviço do futebol popular vimaranense, venceu no seu campo o Macieira, representante de Vila do Conde na prova (4-3), um resultado perigoso para a segunda mão, devido aos três golos sofridos em casa, que se vieram a revelar-se decisivos. Na visita a vila do Conde a equipa de Montesinhos sofreu uma derrota pesada (3-0) que tirou a possibilidade de haver uma final entre duas equipas de Guimarães, na maior prova do calendário da Federação do Futebol Popular do Norte.   

O Pinheiro vai a final da Taça Federação com o Portela do Monte-Penafiel.
 A formação vimaranense depois da derrota em casa (0-1), sabendo-se o valor do adversário e ainda a má época no campeonato caseiro, ninguém acreditaria que o conjunto de Pinheiro  fosse a Povoa de Varzim vencer(3-0) por números que não deixam duvidas a ninguém. O Pinheiro é das equipas vimaranenses a que mais troféus conquistou. A tradição vale o que vale, mas o que é certo o Pinheiro é tradicionalmente,  uma equipa vocacionada para vencer as grandes provas.

Resultados
Taça dos Campeões-2ª mão
Macieira-V. Conde x Montesinhos-Guimarães, 3-0 (1ª mão3-4)
Valinha-Guimarães x Rio Largo-Espinho, 2-1 (1ª mão 2-1)
Final: Valinha x Macieira (25-05 em Barcelos)

Taça Federação-meias-finais-2ª mão
Estela-P. Varzim x Pinheiro x Guimarães, 0-3 (1ª mão1-0)
ND Silva-Barcelos x P. Monte-Penafiel, 0-2 (1ª mão 0-2)
 Final: Pinheiro x Portela do Monte (17-05 em Barcelos)

2ª Divisão
Jogo em atraso-17ª Jornada
Atlético x Nespereira, 1-1

Jogo antecipado- 18ª Jornada
Atães x F. Airão, 1-0

Próximos Jogos-04-05
1ª Divisão-18ª Jornada
S. Faustino x Abação
Montesinhos x Serzedo
Santiago x Infantas
Tagilde x Calvos
Valinha x Matamá
Infias x Pinheiro

2ª Divisão-18ª Jornada
Nespereira x Polvoreira
Castelões x Atlético
Gémeos x Aldão
Atouguia x U. Cano
Atães x F. Airão, 1-0
Folga: Barquinha




Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: