sexta-feira, 31 de maio de 2013

DIA MUNDIAL DA CIANÇA

clique na imagem para ampliar
DIA Mundial da Criança

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes.

É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).

Sabias que o primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950?

Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.
Muitos países da Europa, do Médio Oriente e a China entraram em crise, ou seja, não tinham boas condições de vida.

As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham!

Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.

Sabias que mais de metade das crianças da Europa não sabia ler nem escrever? E também viviam em péssimas condições para a sua saúde.

Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.
Clica aqui para leres sobre esta organização.

Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.

Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.

Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!

Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.

Sabias que em só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel?

A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.

Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.

Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).


Convenção dos Direitos das Crianças

Como já deves ter ouvido falar, as Nações Unidas aprovaram uma lei chamada "Convenção sobre os Direitos das Crianças".  

Os artigos que não referimos aqui dizem, sobretudo, respeito à forma como os adultos e os governos devem trabalhar em conjunto para que todas as crianças gozem dos seus direitos.

ARTIGO 1º
Todas as pessoas com menos de 18 anos têm todos os seus direitos escritos nesta convenção.

ARTIGO 2º
Tens todos esses direitos seja qual for a tua raça, sexo, língua ou religião. Não importa o país onde nasceste, se tens alguma deficiência, se és rico ou pobre.

ARTIGO 3º
Quando um adulto tem qualquer laço familiar ou responsabilidade sobre uma criança, deverá fazer o que for melhor para ela.

ARTIGO 6º
Toda a gente deve reconhecer que tens direito à vida.

ARTIGO 7º
Tens direito a um nome e a ser registado, quer dizer, o teu nome, o dos teus pais e a data em que nasceste devem ser registados. Tens direito a uma nacionalidade e o direito de conheceres e seres educado pelos teus pais.

ARTIGO 9º
Não deves ser separado dos teus pais, excepto se for para teu próprio bem, como por exemplo, no caso dos teus pais te maltratarem ou não cuidarem de ti. Se decidirem separar-se, tens de ficar a viver com um deles, mas tens o direito de contactar facilmente com os dois.

ARTIGO 10º
Se os teus pais viverem em países diferentes, tens direito a regressar e viver junto deles.

ARTIGO 11º
Não deves ser raptado mas, se tal acontecer, o governo deve fazer tudo o que for possível para te libertar.

ARTIGO 12º
Quando os adultos tomam qualquer decisão que possa afectar a tua vida, tens o direito a dar a tua opinião e os adultos devem ouvir seriamente o que tens a dizer.

ARTIGO 13º
Tens direito a descobrir coisas e dizer o que pensas através da fala, da escrita, da expressão artística, etc., excepto se, quando o fizeres, estiveres a interferir com o direito dos outros.

ARTIGO 14º
Tens direito à liberdade de pensamento e a praticar a religião que quiseres. Os teus pais devem ajudar-te a compreender o que está certo e o que está errado.

ARTIGO 15º
Tens direito a reunir-te com outras pessoas e a criar grupos e associações, desde que não violes os direitos dos outros.


ARTIGO 16º
Tens direito à privacidade. Podes ter coisas como, por exemplo, um diário que mais ninguém tem licença para o ler.

ARTIGO 17º
Tens direito a ser informado sobre o que se passa no mundo através da rádio, dos jornais, da televisão, dos livros, etc. Os adultos devem ter a preocupação de que compreendes a informação que recebes.

ARTIGO 18º
Os teus pais devem educar-te, procurando fazer o que é melhor para ti.

ARTIGO 19º
Ninguém deve exercer sobre ti qualquer espécie de maus tratos. Os adultos devem proteger-te contra abusos, violência e negligência. Mesmo os teus pais não têm o direito de te maltratar.


ARTIGO 20º
Se não tiveres pais, ou se não for seguro que vivas com eles, tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 21º
Caso tenhas de ser adoptado, os adultos devem procurar ter o máximo de garantias de que tudo é feito da melhor maneira para ti.

ARTIGO 22º
Se fores refugiado (se tiveres de abandonar os teus pais por razões de segurança), tens direito a protecção e ajuda especiais.

ARTIGO 23º
No caso de seres deficiente, tens direito a cuidados e educação especiais, que te ajudem a crescer do mesmo modo que as outras crianças.

ARTIGO 24º
Tens direito à saúde. Quer dizer que, se estiveres doente, deves ter acesso a cuidados médicos e medicamentos. Os adultos devem fazer tudo para evitar que as crianças adoeçam, dando-lhes uma alimentação conveniente e cuidando bem delas.

ARTIGO 27º
Tens direito a um nível de vida digno. Quer dizer que os teus pais devem procurar que não te falte comida, roupa, casa, etc. Se os pais não tiverem meios suficientes para estas despesas, o governo deve ajudar.

ARTIGO 28º
Tens direito à educação. O ensino básico deve ser gratuito e não deves deixar de ir à escola. Também deves ter possibilidade de frequentar o ensino secundário.

ARTIGO 29º
A educação tem como objectivo desenvolver a tua personalidade, talentos e aptidões mentais e físicas. A educação deve, também, preparar-te para seres um cidadão informado, autónomo, responsável, tolerante e respeitador dos direitos dos outros.

ARTIGO 30º
Se pertenceres a uma minoria, tens o direito de viver de acordo com a tua cultura, praticar a tua religião e falar a tua própria língua.

ARTIGO 31º
Tens direito a brincar.

ARTIGO 32º
Tens direito a protecção contra a exploração económica, ou seja, não deves trabalhar em condições ou locais que ponham em risco a tua saúde ou a tua educação. A lei portuguesa diz que nenhuma criança com menos de 16 anos deve estar empregada.

ARTIGO 33º
Tens direito a ser protegido contra o consumo e tráfico de droga.

ARTIGO 34º
Tens o direito a ser protegido contra abusos sexuais. Quer dizer que ninguém pode fazer nada contra o teu corpo como, por exemplo, tocar em ti, fotografar-te contra a tua vontade ou obrigar-te a dizer ou a fazer coisas que não queres.

ARTIGO 35º
Ninguém te pode raptar ou vender.

ARTIGO 37º
Não deverás ser preso, excepto como medida de último recurso e, nesse caso, tens direito a cuidados próprios para a tua idade e visitas regulares da tua família.

ARTIGO 38º
Tens direito a protecção em situação de guerra.

ARTIGO 39º
Uma criança vítima de maus tratos ou negligência, numa guerra ou em qualquer outra circunstância, tem direito a protecção e cuidados especiais.

ARTIGO 40º
Se fores acusado de ter cometido algum crime, tens direito a defender-te. No tribunal, a polícia, os advogados e os juízes devem tratar-te com respeito e procurar que compreendas o que se está a passar contigo.

ARTIGO 42º
Todos os adultos e crianças devem conhecer esta Convenção. Tens direito a compreender os teus direitos e os adultos também.

A data das comemorações noutros países  
 Albânia - 1 de junho
 Alemanha - 20 de setembro
África Central - 25 de dezembro
 República do Congo
 República Democrática do Congo
 Camarões
 Gabão
 Guiné Equatorial
 Chade
 República Centro-Africana
 África do Sul - primeiro sábado de novembro
 Angola - 1 de junho
 Argentina - segundo domingo de agosto4
 Arménia - 1 de junho
 Austrália - quarta quarta-feira de outubro
 Azerbaijão - 1 de junho
 Bangladesh - 17 de março
 Benim - 1 de junho
 Bielorrússia - 1 de junho
 Bolívia - 12 de abril
 Bósnia e Herzegovina - 1 de junho
 Brasil - 12 de outubro 5
 Bulgária - 1 de junho
 Cabo Verde - 1 de junho
 Camboja - 1 de junho
 Canadá - 20 de novembro
 Cazaquistão - 1 de junho
 Chile - segundo domingo de agosto
 China - 1 de junho
 Colômbia - do segundo ao último fim de semana de abril
 Coreia do Norte - 2 de junho
 Coreia do Sul - 5 de maio
 Costa Rica - 9 de setembro
 Croácia - 11 de novembro
 Cuba - terceiro domingo de julho
 Egito - 20 de novembro
 El Salvador - 1 de outubro
 Equador - 1 de junho
 Eritreia - 1 de junho
 Eslováquia - 1 de junho
 Eslovênia - 1 de junho
 Espanha - segundo domingo de maio
 Estados Unidos - primeiro domingo de junho (varia de estado para estado)
 Estónia - 1 de junho
 Etiópia - 1 de junho
 Finlândia - 20 de novembro
 Geórgia - 1 de junho
 Guatemala - 1 de outubro
 Guiné-Bissau - 1 de junho
 Haiti - 8 de abril
 Honduras - 10 de setembro
 Hong Kong - 4 de abril
 Hungria - último domingo de maio
 Iémen/Iêmen - 1 de junho
 Índia - 14 de novembro
 Indonésia - 23 de julho
 Irã - 8 de outubro
 Irlanda - 25 de março
 Israel - 4 de outubro
 Japão - (3 de março - Meninas) - (5 de maio - Meninos)
 Laos - 1 de junho
 Letônia - 1 de junho
 Lituânia - 1 de junho
 Macau - 1 de junho
 Macedónia - 1 de junho
 Malásia - último sábado de outubro
 Maldivas - 10 de maio
 México - 30 de abril
 Moçambique - 1 de junho
 Moldávia - 1 de junho
 Mongólia - 1 de junho
 Montenegro - 1 de junho
 Myanmar - 1 de junho
 Nicarágua - 1 de junho
 Nigéria - 27 de maio
 Noruega - 17 de maio
 Nova Zelândia - primeiro domingo de março
 Palestina - 5 de abril
 Panamá - terceiro domingo de julho
 Paquistão - 1 de junho e 20 de novembro
 Paraguai - 16 de agosto
 Peru - terceiro domingo de agosto
 Polónia - 1 de junho
 Portugal - 1 de junho
 Quirguistão - 1 de junho
 República Popular da China - 1 de junho
 República Checa - 1 de junho
 Roménia - 1 de junho
 Rússia - 1 de junho
 São Tomé e Príncipe - 1 de junho
 Sérvia - 1 de junho
 Singapura - primeira sexta-feira de outubro
 Sri Lanka - 1 de outubro
 Sudão - 23 de dezembro
 Sudão do Sul - 23 de dezembro
 Suécia - 1 de outubro
 Suriname - 5 de dezembro
 Tailândia - segundo sábado de janeiro
 Taiwan - 4 de abril
 Tadjiquistão - 1 de junho
 Tanzânia - 1 de junho
 Timor-Leste - 1 de junho
 Trinidad e Tobago - 20 de novembro
 Tunísia - 21 de março
 Turquemenistão - 1 de junho
 Turquia - 23 de abril
 Ucrânia - 1 de junho
 Uruguai - oficialmente 6 de janeiro; comercialmente, um domingo de agosto
 Uzbequistão - 1 de junho
 Vanuatu - 24 de julho
 Venezuela - terceiro domingo de julho
 Vietname - 1 de junho
 Zâmbia -






quinta-feira, 30 de maio de 2013

CONVÍVIO DOS AMIGOS DO FUTEBOL POPULAR

clique nas imagens para ampliar







 





Nesta quarta-feira os “AMIGOS DO FUTEBOL POPULAR”, reuniram-se mais uma vez num jantar/convívio, organizado pelo Luís Silva, o local escolhido para evento foi o “Restaurante Pinto, em Vizela”, um restaurante conhecido e apreciado pela sua qualidade/preço/ atendimento, que recomendamos vivamente.


 O próximo convívio, agendado para 26 de Junho, a cargo do Toninho – Guimarães (conhecido pelo toninho do Vitória), já tem local marcado. Vai ter lugar no Restaurante Ribeiro, próximo do Complexo Desportivo do Vitória, também ele, conhecido de uma grande parte dos amigos do futebol popular. 




























quarta-feira, 29 de maio de 2013

SELEÇÃO

clique nas imagens para ampliar


Estreante André Martins é a principal novidade dos convocados de Paulo por Bento
  A estreia absoluta de André Martins, médio do Sporting, constitui a principal novidade da lista de convocados de Paulo Bento para o duplo

 compromisso da Seleção Nacional com a Rússia, dia 7 de junho, no Estádio da Luz, de qualificação para o Mundial de 2014, e com a Croácia, três dias depois, em Genebra, de caráter particular.

Em relação à última convocatória, para os jogos com Israel e Azerbaijão, registam-se ainda as entradas do defesa Ricardo Costa, dos médios Rúben Amorim e Ruben Michael e dos avançados Nani e Nélson Oliveira.

Pepe, castigado, Antunes, Carlos Martins, Paulo Machado e Pizzi, por opção, ficam de fora das opções de Paulo Bento.
Os nove jogadores convocados que atuam na Liga espanhola integram a preparação da equipa das quinas no dia 3 de junho, em Óbidos, ficando por isso reduzido a 16 atletas o grupo que vai realizar a primeira parte do estágio, com início marcado para quarta-feira, em Oeiras.

Lista de convocados
Guarda-redes: Rui Patrício (Sporting), Beto (Sevilha) e Eduardo (Istambul BB);
Defesas: João Pereira (Valência), Fábio Coentrão (Real Madrid), Sílvio (Dep. Corunha), Bruno Alves (Zenit), Luís Neto (Zenit) e Sereno (Valladolid), Ricardo Costa (Valência);

Médios: André Martins (Sporting), Raul Meireles (Fenerbahçe), Miguel Veloso (D. Kiev), João Moutinho (FC Porto), Custódio (SC Braga), Paulo Machado (Olympiakos), Rúben Amorim, Rúben Micael;

Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Danny (Zenit), Varela (FC Porto), Vieirinha (Wolfsburgo), Hélder Postiga (Saragoça), Hugo Almeida (Besiktas), Nani (Manchester United), Nélson Oliveira (Corunha).

TAÇA DE PORTUGAL (rescaldo)

clique na imagem para ampliar

 "A união foi o nosso segredo"
 Ricardo marcou o segundo golo do Vitória

“Foi no momento, aconteceu. A jogada saiu-me bem, tive a felicidade de a bola tocar num adversário e trair o guarda-redes, mas a bola entrou e conseguimos vencer. A união foi o nosso segredo. Ajudámo-nos uns aos outros e isso fez com que superássemos o Benfica. Sem dúvida, entrámos todos na história e isso é fantástico”

 Um sonho que tínhamos desde o início da época e que realizámos.  

terça-feira, 28 de maio de 2013

ALTERNATIVA A AUSTERIDADE

clique nas imagens para ampliar


ISTO ESTÁ A CHEGAR AO PONTO DE REBUÇADO. RECOMENDO A TODOS QUE OUÇAM ATENTAMENTE UMA ENTREVISTA DADA À SIC PELO SOCIÓLOGO BOAVENTURA SOUSA SANTOS (JÁ LA VAI ALGUM TEMPO MAS DESTE ENTÃO NADA MUDOU, RAZÃO PORQUE CONTINUA ACTUAL). VALE A PENA PELA VASTA SABEDORIA E HONESTIDADE INTELECTUAL DO ENTREVISTADO. VEJAM SÓ UM RESUMO!


Querem melhor receita para sobrevivermos?
PROPOSTAS DE ALTERNATIVA à austeridade, que tudo está a mirrar, isto no que toca a CORTE DE DESPESA nas ditas gorduras.

Por isso:

- Reduzam 50% do Orçamento da Assembleia da República e vão poupar +- 43.000.000,00€

- Reduzam 50% do Orçamento da Presidência da República e vão poupar +- 7.600.000,00€

- Cortem as Subvenções Vitalícias aos Políticos deputados e vão poupar +- 8.000.000,00€

- Cortem 30% nos vencimentos e outras mordomias dos políticos, seus assessores, secretários e companhia e vão poupar +- 2.000.000.00€

- Cortem 50% das subvenções estatais aos partidos políticos e pouparão +- 40.000.000,00€.

- Cortem, com rigor, os apoios às Fundações e bem assim os benefícios fiscais às mesmas e irão poupar +- 500.000.000,00€.

- Reduzam, em média, 1,5 Vereador por cada Câmara e irão poupar +- 13.000.000,00€

- Renegociem, a sério, as famosas Parcerias Público Privadas e as Rendas Energéticas e pouparão + 1.500.000.000,00€.



Só aqui nestas “coisitas”, o país reduz a despesa em mais de 2 MIL e CEM MILHÕES de Euros.


Mas nas receitas também se pode melhorar e muito a sua cobrança.

- Combatam eficazmente a tão desenvolvida ECONOMIA PARALELA e as Receitas aumentarão mais de 10.000.000.000,00€

- Procurem e realizem o dinheiro que foi metido no BPN e encontrarão mais de 9.000.000.000,00€

- Vendam 200 das tais 238 viaturas de luxo do parque do Estado e as receitas aumentarão +- 5.000.000,00€

- Façam o mesmo a 308 automóveis das Câmaras, 1 por cada uma, e as receitas aumentarão +- 3.000.000,00€.

- Fundam a CP com a Refer e outras empresas do grupo e ainda com a Soflusa e pouparão em Administrações +- 7.000.000,00€

E ainda:
Pergunto: Para que servem as Assembleias de Freguesia e Municipais, que tem o dobro de membros quantas as freguesias + um?

Reduzam os membros para metade e poupar-se-à mais alguns milhões de euros.

Para que servem os Observatórios, que são perto de uma centena?

Acabem-se com eles que só servem para sorver o erário público.

 Nestas “coitarias” as receitas aumentarão cerca de VINTE MIL MILHÕES DE EUROS, sendo certo que não se fazem contas à redução das despesas com combustíveis, telemóveis e outras mordomias, por força da venda das viaturas, valores esses que não são desprezíveis.
Sendo assim, é ou não possível, reduzir o défice, reduzir a dívida pública, injetar liquidez na economia, para que o país volte a funcionar?

Há, ou não HÁ, alternativas?



segunda-feira, 27 de maio de 2013

À SEXTA FOI DE VEZ

clique nas imagens para ampliar




A formação vitoriana conquistou a Taça de Portugal na sua 6ª final.
Para além do prestígio que advém da conquista da prova rainha do futebol nacional, há o encaixe financeiro.
A vitória sobre o Benfica valeu 300 mil euros, o direito de entrar directamente na fase de grupos da Liga Europa mais um milhão e trezentos mil euros, e ainda os direitos das transmissões televisivas e a publicidade.  
Para além disto a equipa vitoriana vai disputar a 10 de Agosto a Supertaça Cândido de Oliveira com o FC Porto, troféu que o Vitória venceu em 1988, que serve para arranque da temporada futebolística 2013/14.
  

O pilar somos todos nós”

Paulo Oliveira recebeu prémio Fair-Play

Um pilar somos todos, os jogadores mais velhos foram fundamentais no meu processo de crescimento, meu e dos meus colegas mais novos, foi um trabalho de todos. Fartei-me de gritar. É uma alegria enorme, este grupo merece tudo”
“Quem está nesta equipa sabe que até ao último minuto temos de manter a mesma postura e a mesma garra”



domingo, 26 de maio de 2013

FINAL DA TAÇA DOS CAMPEÕES

clique nas imagens para ampliar













     

Grande “galo” para a defesa da Valinha que bloqueou ao primeiro apito do árbitro

VALINHA (Guimarães) MACIEIRA (V. Conde) 2-4

Taça dos Campeões-final           
Estádio Cidade de Barcelos
Árbitro: Flávio Matos (Barcelos)  
Árbitros assistentes: António Arantes e António Mendes
4º Arbitro: Manuel São Bento

 VALINHA: Nuno; Leo, Rui Monteiro, João Paulo (Oliveira 75) e Pit; Rui Cunha, Freitas e Hélder (Pedro Leandro 40); Kim (Paulo Barroso 75), Maurício e Machado (Novais 58).  
 Treinador: Manuel Mendes   

MACIEIRA: Vilaça (Miguel 90+3): Carlos Machecas, Xico, Maltinha e Nilton; Pulga (Zé Pedro 64), Luisinho e André; Banana (Igor 75), Kuka (Vieira 73) e Jardel (Jó 90).
Treinador: Carlos Raposo  

Ao intervalo: 0-2

 Golos:0-1 Kuka (12), 0-2 Kuka (31), 0-3 Xico (46), 0-4 Kuka (68), 1-4 Pit (77) e 2-4 Novais (79)

Disciplina: cartão amarelo a Nilton (49), Jardel (64), Maltinha (82) e Igor (87)

Não há explicação para a forma como a equipa  da Valinha entrou no jogo, dando a ideia, a quem não conhece-se o seu percurso na prova e no campeonato concelhio, de ser uma equipa vulgaríssima, o que não é, de todo, verdade. Não há explicação nem razão para aquela tremedeira em quase toda a primeira parte, porque chegaram a esta final sem derrotas e acabavam de confirmar o título de campeões do futebol popular vimaranense, que não é menos competitivo que o de Vila do Conde, com apenas uma derrota. Seria pelas dimensões do Estádio, pelo ruído da assistência do Macieira, de facto muito numerosa e ruidosa, ou pelas arrancadas do Kuka, logo no início do jogo, que se viria revelar um quebra-cabeças para aquela defesa que não encontrava posição no terreno, para dificultar as triangulações das atacantes vila-condenses.
De facto o conjunto de Vila do Conde entrou muito forte e ao minuto 31’ já tinham facturado por duas vezes, golos do inevitável Kuka, o segundo é do outro mundo. Um chapéu ao defesa esquerdo e a seguir ao guarda-redes, tudo em velocidade. O Manuel Mendes nem queria acreditar no que estava a ver, ainda mexeu na defesa, substituiu o Hélder por Pedro Leandro (40’) mas o seu desejo era que chega-se depressa o intervalo para tentar acalmar os seus jogadores e dizer-lhes que valiam muitíssimo mais do que aquilo que estavam a colocar em campo. Mas em cima do minuto 45´ ganharam um canto e, na marcação, o Machado rematou forte, o Vilaça defendeu para a frente e na recarga o João Paulo atirou por cima do travessão gorando-se a oportunidade para reduzir a diferença.   
Para a segunda parte a formação da Valinha surgiu mais solta, mais calma, trocando melhor a bola mas de facto não era o seu dia. Numa perda de bola a meio campo, sofreram o terceiro golo (46’), tentaram reagir, ganharam alguns cantos, aproveitando algum cansaço da formação de Macieira, mas não conseguiam marcar e, ao minuto 68’, o Kuka, marcou o terceiro da sua conta pessoa e o quarto da equipa e ficou praticamente encontrado o vencedor da Taça dos Campeões 2012-13.
A treze minutos do fim ainda se descortinou uma luz ao fundo do túnel, o Pit e Novais reduziram para 2-4 e, como a equipa do Carlos Raposo dava indícios de alguma fadiga, ainda se chegou a pensar que era possível dar a volta ao resultado, mas os vila-condenses foram gerindo a vantagem e levaram para Macieira o troféu, que pelo que fizeram, principalmente na primeira parte, mereceram. A formação vimaranense estava em dia não e só conseguiu mostrar o que valia nos últimos minutos do jogo. Acontece a todos.
A equipa de arbitragem da AFP Barcelos realizou um bom trabalhou
 

 .RESULTADOS
 Taça do Campeões (Final)
 Valinha-Guimarães x Macieira-V. Conde, 2-4

1ª Divisão-20ª Jornada
Montesinhos x S. Faustino, 1-1
Santiago x Abação, 0-2
Tagilde x Serzedo, 2-2
Valinha x Infantas, 4-0
Infias x Calvos, 2-0
Matamá x Pinheiro, 2-2

2ª Divisão-20ª Jornada
Castelões x Nespereira, 3-0
Gémeos x Polvoreira, 0-1
Atães x Atlético, 3-2
Atouguia x Aldão, 2-1
Barquinha x F. Airão, 1-2
Folgou: U. Cano

 Classificações
1ª Divisão-20ª Jornada
1 Valinha                   49                  
2 Infias                       42
3 Abação                   36
4 Tagilde                   32
5 Montesinhos          31
6 Santiago                 29
7 Matamá                  25
8 Pinheiro                  22
9 Infantas                  18
10 Calvos                  17
11 Serzedo               16
12 S. Faustino          14

 2ª Divisão-20ª Jornada
1 Polvoreira               46
2 Atães                      36
3 U. Cano                  33
4 Atouguia                 33
5 Barquinha              26
6 Gémeos                 23
7 F. Airão                   20
8 Atlético                    18
9 Aldão                      16
10 Nespereira           13
11 Castelões            8

 Próximos Jogos-01-06
1ª Divisão-21ª Jornada
Montesinhos x Pinheiro
S. Faustino x Santiago
Abação Tagilde
Serzedo x Valinha
Infantas x Infias
Calvos x Matamá

2ª Divisão-21ª Jornada
Nespereira x Gémeos
Polvoreira x Atães
Atlético x Atouguia
Aldão x Barquinha
F. Airão x U. Cano
Folga: Castelões





  

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: