
A moradia onde vive Sousa Cintra fica em Lisboa, entre o Restelo e Algés.Tem um valor de 1,8 milhões de euros. Mas vai deixar de pagar Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) porque foi incluída como um dos bens da Fundação Sousa Cintra
NESPEREIRA ARREPENDIDO E EM DIFICULDADES
PRESIDENTE PÕE MESMO O LUGAR À DISPOSIÇÃO DE QUEM TIVER MELHORES POSSIBILIDADES
Em entrevista ao Guimarães Digital, o presidente da AJ Nespereira Egídio Cardoso deu conta das dificuldades que o clube atravessa esta época para poder competir dignamente no campeonato distrital da AF Braga.
Os montantes dos patrocínios não são os mesmos de outrora e a planificação da época desportiva torna-se assim muito difícil face às avultadas contas do futebol distrital, esta situação levou mesmo a que o presidente afirmasse que deixaria o lugar de pronto a quem pudesse fornecer melhores condições financeiras à AJN. Lembrou ainda o exemplo do Polvoreira que voltou ao futebol popular e mostrou-se arrependido por não ter feito o mesmo à tempo de juntar um plantel para tal, mas não fechou esta hipótese para cenário futuro do clube.
O plantel é formado para já de apenas 14 jogadores e o projecto da equipa de infantis ficou, até à realização da assembleia geral, suspensa.
Apesar de todas estas dificuldades, Egídio Cardoso aposta na subida de divisão para esta época.
Ouro que se encontra na Terra poderá ter chovido do céu
No início da história da Terra houve muitos bombardeamentos de asteróides
O metal mais precioso, que existe nos anéis e nos brincos e continua a ser um valor seguro em tempos de crise, poderá ter vindo numa chuvada de meteoritos que alterou a proporção de vários metais na constituição da Terra, 200 milhões de anos depois da sua formação. Uma equipa de cientistas, ao analisar rochas muito antigas, descobriu sinais desta colisão. O estudo foi publicado nesta quarta-feira na edição online da revista Nature.
Há 30 anos surgiu a teoria de que este ouro veio numa chuvada de meteoritos – algo muito comum no início da história do planeta. Esta é a melhor forma de explicar a quantidade deste e de outros elementos que existem à superfície.
A Terra tem um núcleo metálico, feito sobretudo de ferro e níquel, que está coberto pelo manto rochoso, que por sua vez está coberto pela fina crosta que pisamos. Mas o material que se foi agregando há 4,5 mil milhões de anos, e que formou a Terra primitiva, não estava diferenciado. Isso foi acontecendo ao longo do tempo, com o ferro a viajar até ao centro, que transportou consigo outros elementos como o ouro ou a platina, que se ligam muito facilmente ao ferro. Se mais nada tivesse acontecido, o ouro que restaria no manto e na crosta seria muito menor do que o que se tem encontrado.
Matthias Willbold, da Universidade de Bristol, e os seus colegas autores do estudo foram testar esta teoria medindo o isótopo 182 do metal tungsténio em rochas da Gronelândia com quatro mil milhões de anos – estas rochas são um portal do tempo para a história geológica da Terra depois de a diferenciação ter terminado, mas antes da suposta chuvada de meteoritos ter acontecido.
Este isótopo 182 forma-se a partir de outro elemento que deixou de existir naquela altura. Se realmente milhões e milhões de toneladas de meteoritos tivessem caído, a variante do tungsténio iria diluir-se nas rochas terrestres formadas posteriormente. Por isso, à partida, os cientistas esperavam que o isótopo estivesse mais concentrado na rocha ancestral vinda da Gronelândia do que numa rocha formada numa altura mais recente.
Foi isso que o grupo confirmou: uma proporção de mais 15 partes por milhão do isótopo 182 nas rochas da Gronelândia do que nas rochas mais recentes, o que é um sinal forte de que uma chuva de meteoritos terá "enriquecido" a Terra. “O nosso trabalho mostra que os metais mais preciosos nos quais se baseia a nossa economia e processos industriais chave, foram adicionados ao nosso planeta por uma feliz coincidência quando a Terra foi atingida por 20 milhões de milhões de milhões de toneladas de material de asteroides”, disse em comunicado Willbold
A equipa de Juniores do Vitória foi a Vila da Feira vencer (2-1)
A equipa vitoriana venceu, esta tarde o Feirense num encontro referente à 6ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores.
Um golo de Vieira ainda na primeira parte abriu o caminho para uma vitória importante e o Ricardo fez o 2-0. Nos descontos, o Feirense reduziu para 2-1, mas já não havia tempo para mais.
TAÇA de PORTUGAL-2ª eliminatória
Merelinense-Angrense
Tondela-Elétrico
Marinhas-Lamego
1ºDezembro-Operário
Santa Maria-Padroense
Sousense-Mafra
Moura-Cinfães
Trofense-Quarteirense
Fátima-Amares
Esperança de Lagos-Serzedelo
Vizela-Avanca
Pescadores-Ribeira Brava
UD Oliveirense - Académico Viseu
Lagoa - Lousada
Vila Real - Torriense
Sacavenense - Estoril Praia
Pombal - Paredes
Naval 1º Maio - Freamunde
Portosantense - Casa Pia
Pontassolense - Pinhalnovense
Rebordosa - Penafiel
Coimbrões - Oliveira Frades
Espinho - Câmara Lobos
Arouca - Leixões
Belenenses - Esposende
Bairro Argentina - Vila Meã
Redondense - Monsanto
Chaves - Sanjoanense
Penalva Castelo - Alcochetense
Beneditense - Sampedrense
Moreirense - Benfica Castelo Branco
Anadia - Amarante
Sourense - Portimonense
Oeiras - Oriental
Atlético - Macedo Cavaleiros
Leça - Pêro Pinheiro
Covilhã - Caldas
União Madeira - Famalicão
Sesimbra - Gondomar
Machico - Infesta
Estrela Vendas Novas - Aves
Tourizense - São João Ver
Tirsense - Santa Clara
Fabril Barreiro - Fafe
Mineiro Aljustrelense - Estrela Calheta
Ideal - Joane
Mirandela - Sertanense
3ª Divisão Série B
Vila Real- Serzedo
SUPER LIGA
9-09 Porto – Setúbal- 20-15
10-09 – Benfica – Vitória- 18-15
10-09 – P. Ferreira – Sporting-20h15
11-09-Beira-Mar – Leiria- 16h
11-09- Olhanense – Feirense-17h
11-09-Braga – Gil Vicente-17h
11-09- Marítimo-Rio Aves-19-15
12-09-Académica – Nacional-20h15
O Atlético Clube de Souto, ex. Atlético Clube de Guimarães, realiza no próximo sábado (16h) no Campo de Jogos de Souto um jogo-treino com a Valinha, com vista a prepararem as suas equipas para os desafios que estão aí á porta
O Aldão defronta este sábado o Nespereira em jogo-treino
A equipa sénior do Aldão defronta este sábado, em jogo-treino o Nespereira, um velho conhecido do Futebol Popular, que neste momento participa no campeonato distrital de futebol da AF Braga. O encontro está marcado para as 16h30 em Nespereira e o objetivo dos treinadores das duas equipas é definir o plantel para a nova época.
Voo atrasa regresso de Jonathan ao Moreirense
Jorge Casquilha apenas deverá contar com Jonathan Bru a partir de amanhã.
O médio internacional pelas Ilhas Maurícias tem sentido dificuldades em deixar a cidade de Yaoundé, nos Camarões, onde jogou no último sábado. O voo de regresso à Europa, concretamente a Paris, estava marcado para segunda-feira, mas acabou por ser adiado por motivos de segurança, depois de um pássaro ter embatido no vidro frontal do avião.
Assim, Jonathan Bru apenas deixa os Camarões esta tarde, num voo que chega a Paris à meia-noite. Por isso, a viagem de regresso a Portugal apenas acontecerá amanhã. Na melhor das hipóteses, o médio apenas participará no treino de quarta-feira à tarde, pelo que dificilmente será opção para o jogo com o Benfica de Castelo Branco, da 2ª eliminatória da Taça de Portugal.