domingo, 24 de março de 2013

FUTEBOL POPULAR

clique na imagem para ampliar


Quatro golos de bola parada fizeram toda a diferença num jogo equilibrado

U. CANO – CASTELÕES, 3-1

2ª Divisão-15ª Jornada
Campo: Selho-S. Lourenço
Árbitro:  António Mendes
Árbitros assistentes: Vítor Meira e Miguel Abreu

 U. CANO: Carlos; Marco, Filipe, Moreira e Miguel Cabeças; Admilson (Daniel 62), Flávio (Manuel 76) e Nelson; Chico (Miguel 62), Galinha Pauleta 81) e Fraga (Vitinha 70).    
Treinador: António Areias

 CASTELÕES: Piri; Pedro, Vassoura, André e Hugo; Telmo, Vieira (Fábio 76) e Baia; Jaime (Silva 62), Júnior e Pedrinho  
Treinador:  José Santos

Ao intervalo: 2-1
Golos: 0-1Fraga (20), 1-1 Pedrinho (33), 2-1 Filipe (34) e 3-1 Nelson (46 gp)

Disciplina: cartão amarelo a Admilson (32), Pedro (46), Marco (78), Vitinha (90+1) e Miguel Cabeças (90+2).
Vermelho directo a André (74).

A formação visitante, que viajou de Castelões, uma das freguesias mais afastadas da sede do concelho, até Selho-S. Lourenço, para defrontar o U. Cano que utiliza, por empréstimo, o Parque de Jogos do Clube Local. Apesar das dificuldades que o seu treinador (o presidente do Clube, por ausência do treinador principal) teve para formar a equipa, só tinha dois jogadores no banco, conseguiu equilibrar o jogo e só cedeu nas bolas paradas.
O Académico Clube de Castelões, fundado em 1997, é um Clube de gente simpática que, embora dispute sempre a vitória nos jogos (ninguém gosta de perder), não o faz a qualquer preço e tem como lema “participar” sem estar obcecados pelos resultados. Também estarão limitados pela sua localização geográfica, que não lhes permite ter maior capacidade de captação de jovens para os catapultar para a equipa principal. Razões porque nunca conseguem um plantel em quantidade e, se calhar em qualidade, que deia ao treinador margem de manobra para qualquer eventualidade de ultima hora, como aconteceu neste fim-de semana. Segundo soube, houve um casamento de um familiar de alguns jogadores e treinador e lá teve o presidente (o faz tudo) José Santos, fazer de treinador e só com dois jogadores sentados no banco a seu lado. Já vi alguns jogos do Castelões esta época, para além deste, e não consigo perceber porque esta equipa, em quinze jogos, só conseguiu um ponto resultante de um empate (3-3) na 6ª Jornada (08-12) em Aldão.
O conjunto de José Santos sabia que era muito difícil vir conquistar pontos ao reduto dos homens do António Areias, até porque os objectivos a alcançar por cada equipa são díspares e a diferença de pontos na tabela classificativa é abissal. Mas vieram jogar olhos nos olhos com o seu adversário, criaram alguns embaraços a defesa da casa e, até serem surpreendidos com o golo de livre directo superiormente executado por Fraga (20’), tinham a partida controlada. Mas nem o golo os fez mudar de estratégia, continuaram a fazer o que estava a ser feito e, ao minuto 33´, o Pedrinho imitou o seu concorrente e, de livre directo, empatou o jogo. Mas não tiveram muito tempo para festejar porque no minuto seguinte, e na marcação de um canto, o Filipe fez o 2-1 e conseguiu que a equipa caseira fosse para intervalo na posição de vencedora.
Mas no primeiro minuto da segunda parte o jogo ficou decidido, o Pedro derrubou o Fraga dentro da área e o Nelson, chamado a cobrar o castigo máximo, não perdoou e faz o 3-1.
A equipa forasteira tentou mas não conseguiu explorar uma das menos conseguidas exibições da equipa da casa neste campeonato, porque os seus avançados mostraram a razão por que o Castelões tem tão poucos golos marcados. Ao minuto 47´ o Vieira, isolado, não conseguiu fazer melhor que atirar ao lado e para complicar ainda mais, o André travou-se de razões com o árbitro assistente nº1 (74’) e foi expulso. Mas os visitantes não se impressionaram e ao minuto 78’ o Baia na cara do guarda-redes da casa, não conseguiu melhor que entregar-lhe a bola. O U. Cano alcançou uma vitória importante para não descolar dos lugares que dão acesso à subida de escalão e o Castelões, que teve no seu guarda-redes a trave mestra, só batido nas bolas paradas, regressou a casa com a consciência tranquila do dever cumprido. Um jogo sem casos, correto, onde as partes se respeitaram, desiderato que convém sempre realçar.


RESULTADOS

1ª Divisão-15ª Jornada
Pinheiro x Serzedo, 1-0
Infantas x Abação, 1-3
Calvos x S. Faustino, 2-3
Matamá x Montesinhos, 2-1
Infias x Santiago, 1-1
Valinha x Tagilde, 3-2

Classificação
1ª Divisão-15ª Jornada
1 Valinha                36                 
2 Infias                    31
3  Tagilde                27
4  Abação                26
5 Montesinhos     21
6 Matamá               21
7 Santiago               19
8 Pinheiro              15
9 Infantas               14
10 Serzedo             14
11 Calvos                14
12 Faustino                       11

2ª Divisão-15ª Jornada
Aldão x Polvoreira, 1-1
F. Airão x Nespereira (n/r)
U. Cano x Castelões, 3-1
Barquinha x Gémeos, 3-0
Atouguia x Atães, 3-2
Folgou: Atlético

Classificação
2ª Divisão-15ª Jornada
1 Polvoreira          34
2 Atouguia             29
3 Atães                     25
4 U. Cano                24
5 Barquinha          19
6 F. Airão                16
7 Gémeos                14
8 Atlético                14
9 Aldão                    12
10 Nespereira       11
11 Castelões          2

 Próximos Jogos-30-03
Taça Cidade Berço ¼ final
Atães x Polvoreira
Infantas x Infias
F. Airão x Matamá
Montesinhos x Abação

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: