sábado, 30 de março de 2013

COMPASSO PASCAL

clique na imagem para ampliar

Domingo de Páscoa - História e Tradições
 As origens do termo
A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém a sua origem è mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.
Entre as civilizações antigas
Historiadores encontraram informações que levam a concluir que uma festa de passagem era comemorada entre povos europeus há milhares de anos atrás. Principalmente na região do Mediterrâneo, algumas sociedades, entre elas a grega, festejavam a passagem do inverno para a primavera, durante o mês de Março. Geralmente, esta festa era realizada na primeira lua cheia da época das flores. Entre os povos da antiguidade, o fim do inverno e o começo da primavera era de extrema importância, pois estava ligado a maiores chances de sobrevivência em função do rigoroso inverno que castigava a Europa, dificultando a produção de alimentos.
A Páscoa Judaica
Entre os judeus, esta data assume um significado muito importante, pois marca o êxodo deste povo do Egipto, por volta de 1250 a.C, onde foram aprisionados pelos faraós durantes vários anos. Esta história encontra-se no Velho Testamento da Bíblia, no livro Êxodo.
A Páscoa Judaica também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moisés, fugiram do Egipto.
Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egipto, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.
A Páscoa entre os cristãos
Entre os primeiros cristãos, esta data celebrava a ressurreição de Jesus Cristo (quando, após a morte, sua alma voltou a unir-se ao seu corpo). O festejo era realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior ao equinócio da Primavera (21 de Março).
Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.
A História do coelhinho da Páscoa e os ovos
A figura do coelho está simbolicamente relacionada a esta data comemorativa, pois este animal representa a fertilidade. O coelho reproduz-se rapidamente e em grandes quantidades. Entre os povos da antiguidade, a fertilidade era sinónimo de preservação da espécie e melhores condições de vida, numa época onde o índice de mortalidade era altíssimo. No Egipto Antigo, por exemplo, o coelho representava o nascimento e a esperança de novas vidas.
Mas o que a reprodução tem a ver com os significados religiosos da Páscoa? Tanto no significado judeu como no cristão, esta data relaciona-se com a esperança de uma vida nova. Já os ovos de Páscoa (de chocolate, enfeites, jóias), também estão neste contexto da fertilidade e da vida.
A figura do coelho da Páscoa foi trazido para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.
A Visita Pascal
A Visita Pascal é uma tradição que tinha lugar no Domingo de Páscoa podendo acontecer na Segunda-feira ou no domingo seguinte, conhecido por Domingo de Pascoela, as freguesias maiores. Hoje existem localidades onde já não é uso.
Era um dia muito alegre e como se fosse Dia Santo, pois ninguém trabalhava nesse dia.
As pessoas eram todas muito cuidadosas com a limpeza das ruas, das casas e com o arranjo das mesmas.
Os homens cuidavam da parte exterior da casa ficando a parte interior ao cuidado das mulheres.
Eles arrumavam o pátio, tiravam as ervas, limpavam a rua, dando um ar festivo a tudo.
Elas esfregavam o soalho com sabão amarelo, para brilhar mais e preparavam a sala muito bem, colocando sempre na mesa a toalha branca bordada para o efeito.
No centro da mesa não faltavam a jarra das flores mais bonitas que tivessem e um pratinho com o "folar" , que normalmente era uma laranja e uma moeda, ou uma nota, consoante as possibilidades.
Vestiam uma roupa nova para melhor receber Nosso Senhor em suas casas.
Ao meio da manhã ouviam-se foguetes anunciando a chegada da Cruz.
O padre e o sacristão com alguns ajudantes chegavam a pé, vindos de outras aldeias próximas.
À frente vinha normalmente um jovem com uma sineta, que tocava com mais força quando se aproximava de cada porta que estava aberta e com as pessoas da família á espera
O Senhor Padre, ao entrar, aspergia a casa com água benta e dizia: "Boas Festas, O Senhor Ressuscitou. Aleluia, Aleluia".
De seguida o sacristão dava a Cruz a beijar, começando sempre pelo chefe da casa.
O ajudante recolhia o "folar" para um saco que transportava de casa em casa.
Para melhor conhecer os paroquianos, o padre ainda fazia algumas perguntas aos donos da casa.
As pessoas corriam para a casa dos vizinhos ou outros familiares para beijarem o Senhor novamente.
 As crianças corriam pelas casas todas da aldeia acompanhando o compasso.
Nos dias de hoje, onde ainda tem lugar esta tradição, a visita pascal é efectuada por uma Equipa de Mensageiros.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: