quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

MORREU NELSON MANDELA

clique para ampliar


Morreu Nelson Mandela

Nelson Mandela, Nobel da paz e líder da luta contra o Apartheid, morreu esta quinta-feira.

O anúncio foi feito pelo presidente sul-africano, Jacob Zuma, que salientou que Nelson Mandela vai ter direito a um funeral de Estado.

O carismático líder sucumbiu na sua casa em Joanesburgo, aos 95 anos, após uma infeção no pulmão.

Símbolo da luta pela liberdade

Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918 numa aldeia no interior de África do Sul, mas rumou a Joanesburgo aos 23 anos, local onde deu os primeiros passos na política.

Aquele que se seria o primeiro presidente negro da África do Sul começou a opor-se ao apartheid quando estudava direito. Tornou-se membro do Congresso Nacional Africano (ANC) e depois de ter sido detido em 1962, foi condenado em 1964 a prisão perpétua. Desde então, durante 26 anos, tornou-se num símbolo da luta pela liberdade no país e no mundo.

Em 1990 foi libertado, devido à pressão da comunidade internacional. No ano seguinte Madiba, como era conhecido, assumiu a presidência do ANC, para em 1993 ser agraciado com o Prémio Nobel da Paz.

Em 2004 retirou-se da vida pública mas continuou ligado a várias causas sociais.

Nelson Mandela estava a receber cuidados médicos no seu domicílio, depois de ter estado quase três meses internado no hospital de Pretória, devido a uma infeção pulmonar.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: