terça-feira, 5 de novembro de 2013

HISTORIA DO PRÓXIMO ADVERSÁRIO DO VITÓRIA PARA A LIGA EUROPA

clique para ampliar

História do Bétis de Sevilha

Em 1907 um grupo de estudantes da Escola Politécnica, situada na Rua Cervantes, fundou o Sevilha Balompié. Equipava de branco e azul. Em 1908, passou a chamar-se Atlético Hispalense, e em 12 de dezembro de 1908, Bética Hispalense.
Em 1909 nasce oficialmente o Bétis F.C. como consequência de uma ruptura no Sevilha F.C. Alguns membros resolveram abandonar o clube que se converteria desde então no seu eterno rival e fundaram o seu próprio clube, que mais tarde se fundiria com o Sevilha Balompie fundando em 1907. Dessa forma aparece o Bétis F.C..
Pedro Rodríguez de la Borbolla, parente do presidente do clube e ministro do Rei Afonso XIII, consegue que o Rei outorgue ao clube o título de Real.
Em 6 de dezembro de 1914 a direção do Sevilha Balompié e dois dias mais tarde o Bétis F.C. aprovaram a fusão de ambos clubes. Desta forma surge o Real Bétis Balompié, que por motivos sentimentais se considera que o nascimento do clube teve lugar antes.

Daí até a criação do Campeonato Espanhol, em 1929, o Bétis manteve as suas atividades disputando torneios regionais, como a Copa da Andaluzia, sempre enfrentando o Sevilha, numa rivalidade que prevalece até hoje.
O Bétis começou a disputar a competição nacional na segunda divisão, e por lá ficou até a temporada 1931/32, quando foi campeão e obteve o acesso a primeira. Foi a primeira equipe da Andaluzia a disputar a elite do futebol espanhol. E o sucesso veio logo nos primeiros anos. Com um quinto e um quarto lugar nas primeiras duas temporadas, o Bétis mostrou que tinha força para enfrentar os grandes.
Foi a terceira temporada na primeira divisão, porém, a que mais marcou a história do clube de Sevilha. Com ótima campanha, o Bétis surpreendeu os favoritos Real Madrid e o Barcelona e conquistou seu primeiro e único título do Campeonato Espanhol.
A equipa e o bom momento, foram interrompidos pela Guerra Civil Espanhola, que paralisou os campeonatos por três temporadas e desmantelou o futebol do clube. No retorno aos relvados, a equipa decepcionou e baixou à segunda divisão. Daí em diante, teve um momento feliz ao voltar à elite do futebol espanhol em 1941/42, mas no ano seguinte voltou a cair na segunda divisão. A derrocada culminaria em mais uma queda, desta vez (1946/47), para a terceira divisão espanhola.
A crise financeira afundou o Bétis, que não conseguia o acesso e ficou no “fosso” do futebol espanhol até 1953/54. Na segunda, adaptou-se durante algum tempo, encontrou dificuldades, mas conseguiu voltar à primeira divisão em 1957/58.
Nesse regresso, conseguiu boa sequencia de resultados, chegando a ser o terceiro na temporada 1963/64, com a ajuda de Luís Aragonés. Depois da saída do craque, a equipa baixou de produção, e voltou a cair na segunda divisão em 1965/66. A partir daí, começou um período de incertezas, com a equipa alternando-se na primeira e na segunda divisão. E na década de 70, o Bétis obteve uma sequência na elite, e conseguiu o seu primeiro título da Taça da Espanha.
Foi em 1976/77, quando superou o Atlético de Bilbao fora de casa, nos penáltis, que a equipa conseguiu seu segundo título de expressão na história. A boa campanha não renderia nada nos anos seguintes. Depois de mais alternâncias de divisões, o Bétis só voltaria a destacar-se no inicio da década de 80.
Nos anos 90, mais incertezas. A equipa não se afirmou na elite, e só consegue conquistar espaço no Campeonato Espanhol quando melhorou  a sua condição financeira.
O começo do século XXI marca a chegada de brasileiros ao clube. Os mais marcantes foram Ricardo Oliveira e Edu. Ambos ajudaram o clube a conquistar a sua segunda Taça de Espanha em 2005, quando derrotou o Osasuna na final. O auge dessa temporada, porém, foram os  resultados na Liga dos Campeões com o quarto lugar. Com isso, o Bétis foi a primeira equipa da Andaluzia a disputar a competição continental. Na sua primeira competição internacional, o Bétis caiu no grupo dos ingleses Liverpool e Chelsea e o clube belga Anderlecht. O Bétis ficou no 3º lugar e classificou-se para a antiga Taça UEFA. Na nova competição não foi diferente, o Bétis não se saiu bem e ainda viu seu rival Sevilha F.C. vencer a competição. Não demorou muito para que novamente o clube voltasse a cair na segunda divisão, na temporada (2008-09). Mais uma vez a equipa superou-se, foi novamente campeã da Segunda Divisão e duas temporadas depois voltaram a primeira divisão.
O Derby de Sevilla[editar]

O Bétis tem uma longa rivalidade com a outra equipa da cidade, o Sevilha FC. Em competições oficiais, jogaram 114 vezes com 45% de vitórias sevilhanas e 31% de vitórias béticas.
A primeira partida entre as equipas foi disputada em 8 de fevereiro de 1915 com vitória do Sevilha FC por 4-3, mas a partida não foi concluída devido a tensões elevadas que levaram a invasão do campo por parte de multidões obrigando o árbitro a terminar a partida.
Em 1916 foi disputada a primeira Taça da Andaluzia competição que aconteceu 17 vezes que o Sevilha FC venceu 14 vezes e o Bétis apenas uma. No ano em que o Bétis ganhou o torneio, o seu rival mandou uma equipe de juniores e ,o Bétis venceu por 22-0.
Na primeira vez em que as equipes se encontraram na liga, foi na segunda divisão onde cada equipa ganhou em casa . Ambos competiram pela primeira vez na primeira divisão, na temporada 1934-35 onde o Bétis venceu fora de casa por 3-0 e em casa empatou por 2-2,  nessa temporada o Bétis foi o campeão.
Nos últimos anos o clássico foi marcado pela violência entre as duas claques. O maior confronto  num jogo  entre as duas equipes para Taça do Reie adiada. A partida foi disputada três semanas depois em Getafe a porta fechada


.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: