quarta-feira, 4 de setembro de 2013

120ª GRANDE PEREGRINAÇÃO AO SANTUARIO DA PENHA

clique nas imagens para ampliar


O papa Francisco concedeu uma bênção e uma indulgência plenária à 120.ª Grande Peregrinação à Nossa Senhora da Penha, em Guimarães, domingo, 8 de setembro, o que representa um "marco histórico e de fé" na festividade.

Segundo o presidente da Irmandade da Penha, Roriz Mendes, a distinção papal é como uma "medalha de ouro" olímpica.
Apresentada hoje pela Irmandade da Penha, a peregrinação de 2013 marca também o "fim de um ciclo" de requalificação dos edifícios religiosos e da zona envolvente ao Santuário da Penha, aonde o cardeal vimaranense Monteiro de Castro presidirá a uma missa campal.
"Esta peregrinação não foi ignorada pelo papa Francisco que concedeu uma indulgência plenária e uma bênção papal. É a terceira concedida na história da peregrinação", esclareceu o responsável.
As outras duas bênçãos papais foram dadas por Pio IX e Pio X, "ainda antes das aparições de Nossa Senhora de Fátima".
Esta distinção, qualificou Roriz Mendes, "é como uma medalha de ouro ganha por um atleta nos Jogos Olímpicos", pelo que a peregrinação de 08 de setembro "representa um marco histórico e de fé".
O "gesto" do papa Francisco é ainda marcado por uma "inovação" em relação às demais indulgências plenárias.
"A indulgência é estendida a quem assista à missa pela televisão ou via rádio, além das outras condições que o documento específica", apontou o responsável.
Mas, disse, a 120.ª peregrinação "assinala ainda um outro momento" na história do santuário.
"É também o fim de um ciclo de requalificação dos edifícios religiosos e das zonas envolventes. Houve um reforço de segurança, iluminação, alterações no altar-mor e nos laterais. Não inventámos nada, fomos aos arquivos fotográficos e o que fizemos foi repor ao máximo o altar principal", explanou.
Esta "parte final" das obras teve um custo de "cerca de 30 mil euros", uma parte de um total de "nunca menos de 300 mil euros" em trabalhos de recuperação e melhoramento do local de culto, iniciados em 2007.
Além das obras, a peregrinação de 2013 inicia uma "nova fase" na imagem e comunicação da Irmandade da Penha, "com a criação de um novo estandarte, uma nova imagem e da informatização dos serviços".
A 120.ª Grande Peregrinação começa às 08:00 do dia 08, com a concentração na Igreja de Santos Passos, seguindo-se a missa dominical e as confissões. Às 11:00, é celebrada a missa campal, a cargo do cardeal Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor da Santa Sé.
Da parte da tarde, há um espetáculo musical, "uma das novidades deste ano" e as festividades terminam com uma missa no Santuário da Penha às 18:00.
"Esperamos que esta seja uma peregrinação com muita gente e que a cidade também adira e engalane as varandas e janelas por onde vai passar o cortejo", apelou Roriz Mendes.

O padre Mário, conhecido como "Padre da Lixa" e um dos maiores críticos da igreja católica, diz ao JN que «esta medida do Papa, visa arrastar mais dinheiro para os Santuários que mantêm o vaticano. Acrescenta que deposita grandes expetativas neste Sumo Pontífice, mas que esta medida é de séculos passados e não de agora

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: