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A Língua
materna (também língua-mãe ou língua nativa) é a primeira língua que uma
criança aprende. Em certos casos, quando a criança é educada por pais (ou
outras pessoas) que falem línguas diferentes, é possível adquirir o domínio de
duas línguas simultaneamente, cada uma delas podendo ser considerada língua materna,
configura-se então uma situação de bilinguismo.
A expressão
língua materna provém do costume em que as mães eram as únicas a educar seus
filhos na primeira infância, fazendo com que a língua da mãe seja a primeira a
ser assimilada pela criança, condicionando seu aparelho fonador àquele sistema linguístico.
A aquisição
da língua materna ocorre em várias fases. Inicialmente, a criança regista
literalmente os fonemas e as entonações da língua, sem ainda ser capaz de os
reproduzir. Em seguida, começa a produzir sons e entonações até que seu
aparelho fonador permita-lhe a articular palavras e organizar frases,
assimilando contemporanea mente o léxico. A sintaxe e a gramática são integradas
paulatinamente dentro deste processo de aprendizagem.
O Dia
Internacional da Língua Materna é comemorado em 21 de Fevereiro e foi
proclamado pela UNESCO em 17 de Novembro de 1999. Foi reconhecido formalmente
pela Assembleia Geral das Nações Unidas, que estabelece 2008 como o ano
internacional das Línguas. O dia Internacional da Língua Materna teve origem
com o Dia do\ Movimento da Língua, que é comemorado em Bangladesh
(anteriormente Paquistão Oriental) desde 1952. O dia é comemorado anualmente
pelos estados membros da UNESCO e nas matrizes para promover a diversidade e o multilinguismo
linguísticos e cultural.
História
Em 21 de Fevereiro
de 1952, correspondendo a 8 Falgun de 1359 no calendário de Bangla, um número
de estudantes que fazem campanha para a reconciliação de Bangla como uma das
línguas do estado do Paquistão foram mortos quando polícias atearam fogo em
cima deles. Tudo começou numa reunião pública em 21 de Março de 1948, Muhammad
Ali Jinnah, general do Paquistão, declarou que Urdu será a única língua para o
oeste e Paquistão do leste. Os povos de Paquistão do Leste (agora Bangladesh), cuja
língua principal é bengali, começaram a protestar em relação a isto.
Uma reunião
de estudantes em 21 de Fevereiro chamou-se: para uma batida província-larga. Mas o governo
em 20 de Fevereiro invocou a seção 144. A comunidade dos estudantes em nma
reunião sobre a manhã de 21 de Fevereiro concordou continuar com seu protesto
mas não quebrar a lei da seção 144. Mesmo assim as polícias abertas atearam
fogo e mataram os estudantes.