quarta-feira, 12 de outubro de 2011

INTERNACIONAL

Amnistia Internacional pede prisão de George W. Bush

A Amnistia Internacional pediu às autoridades do Canadá para procederem à detenção de George W. Bush, por crimes contra o Direito Internacional, quando no dia 20 o antigo presidente dos Estados Unidos visitar o país.

«O Canadá deve cumprir as suas obrigações internacionais e prender e processar judicialmente o antigo presidente Bush, dada a sua responsabilidade em crimes contra o direito internacional, incluindo tortura», afirmou Susan Lee, diretora da Amnistia para a região das Américas.

«Como as autoridades dos Estados Unidos não levaram à justiça, até ao momento, o ex-presidente Bush, a comunidade internacional deve intervir. Se o Canadá se abstiver de agir durante a sua visita, isso irá constituir uma violação da Convenção das Nações Unidas contra a tortura e será uma manifestação de desprezo face aos direitos humanos fundamentais», alertou a mesma responsável.

Este pedido da Amnistia Internacional foi enviado às autoridades canadianas a 21 de Setembro e as acusações feitas estão relacionadas com um alegado programa secreto da CIA, aplicado durante o mandato presidencial de George W. Bush, onde este terá autorizado formas de tortura durante interrogatórios a detidos.

Seguidores

Arquivo do blogue

Pessoas que visitaram este blog: